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Título: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE NÚMEROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO COLABORATIVA
Autor(es): Mendonça, Regina Alves Pinto
Palavras-chave: Práticas Colaborativas
Ensino-aprendizagem de números
Organização do ensino
Educação Infantil
Teoria Histórico-Cultural
Educação
Data do documento: 2021
Resumo: Esta investigação científica vincula-se à linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-aprendizagem do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Uberaba- Uniube e objetivou-se a organizar, de forma intencional e por meio de práticas colaborativas entre as professoras, o processo de ensino aprendizagem de números na Educação Infantil, de forma a contribuir para o desenvolvimento das crianças de 4 a 5 anos e nove meses, da Educação Infantil do município de Aramina-SP. Justificou-se, considerando a importância desse segmento como primeira etapa da Educação Básica, a necessidade da formação dos professores e de uma organização didática coerente com as orientações metodológicas voltadas às especificidades do ensino-aprendizagem de números, na Educação Infantil. Teve como objeto de estudo, a organização do processo ensino-aprendizagem de números na Educação Infantil e norteou-se pela questão: Como o processo de ensino-aprendizagem de números pode ser organizado para que as crianças aprendam e se desenvolvam? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural (THC), na qual serão utilizadas as pesquisas bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica tomou como referência autores da THC, notadamente, Vygotsky (1996, 1997, 2007 e 2009) e Leontiev (1932/1994, 1970, 1978, 1983, 1988 e 2010), Davidov (1987 e 1988), Elkonin (1987). A pesquisa documental referenciou o marco legal norteador da Educação Infantil e a pesquisa de campo se desenvolveu por meio de encontros formativos presenciais e remotos com os professores efetivos, que atuam nesse nível de ensino na Escola Municipal de Educação Infantil, do município de Aramina-SP. Foram utilizados, como instrumentos de coleta dos dados, notas de campo, depoimentos e filmagens para registro das informações das práticas colaborativas. A amostra de participantes da pesquisa foi composta por 4 professores efetivos lotados no ano de 2020, que atuam na referida escola municipal de Educação Infantil. A análise dos dados realizou-se considerando os núcleos de significação, cunhados por Aguiar e Ozella (2006), em consonância com o método analítico objetivo de Vygotsky (1991). Os resultados sinalizam a importância da intencionalidade didática na organização do ensino-aprendizagem de números na Educação Infantil. Apontam para a centralidade da brincadeira na apropriação do senso numérico, de forma a compreender os princípios de contagem envolvendo situações de correspondência um a um, agrupamentos, representação e classificação; e a necessidade de formação do professor que atua no segmento da Educação Infantil, no que se refere à organização do ensino-aprendizagem do senso numérico. Espera-se contribuir para o aprimoramento da organização do ensino-aprendizagem de números na Educação Infantil, assim como, para com a formação de professores que atuam nesse segmento educacional.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2263
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