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Título: Supervisão educacional nas escolas municipais: uma experiência no município de Ituiutaba - MG
Autor(es): Abdulmassih, Marília Beatriz Ferreira
Palavras-chave: Supervisão
Formação Continuada
Prática Supervisora
Data do documento: 2004
Resumo: Este estudo teve por objetivo caracterizar a supervisão educacional na rede municipal de ensino de Ituiutaba, e levantar os aspectos que se referem à prática e desempenho da supervisão.: No primeiro capítulo foi desenvolvida uma reconstrução histórica, procurando resgatar as raízes da supervisão educacional, expomos a trajetória da supervisão a partir da divisão do trabalho nas sociedades primitivas até os dias atuais; no segundo, nossa primeira preocupação foi caracterizar a formação dada aos supervisores, analisando a legislação, as normas que regulamentam o exercício da função e sua contextualização histórica; no terceiro, procuramos reconstruir a trajetória e o surgimento do serviço de supervisão na rede municipal; no quarto, fazemos nossa análise de dados, procurando caracterizar como acontece e está estruturada a prática supervisora na rede municipal. As considerações finais, correspondem ao conhecimento construído durante o desenvolvimento desse estudo, somado aos já existentes oriundos da nossa história pessoal e profissional. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de vinte supervisoras que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Utilizamos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, na modalidade da pesquisa ação e da pesquisa participativa. Com a intencionalidade de que a pesquisa fosse também um processo de formação continuada dessas profissionais da educação, foram planejadas atividades e encontros, nos quais se desenvolveram oficinas que permitiram a construção, sistematização e análise dos dados. Os resultados construídos indicam que as supervisoras participantes possuem uma prática, ora fiscalizadora e de controle das atividades do professor, prática essa oriunda da tradição em que são formadas nos cursos de graduação, ora de assessoria e compartilhada, voltadas para as novas exigências da escola e da sociedade em que ela está inserida. Percebemos também que as supervisoras não têm um embasamento teórico consistente que as auxilie na formulação de conceitos da própria supervisão. Os resultados também mostram que é necessário um processo de formação continuada para que se possa oportunizar a essas profissionais, novas significações, novos sentidos para a prática que exercem.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2272
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