Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2276
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Estevam, Gilberto | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-10T17:34:34Z | - |
dc.date.available | 2023-02-10T17:34:34Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2276 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa é uma expressão da Linha de Pesquisa, Processos Educacionais e seus Fundamentos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Seu objeto se envolve com o processo de institucionalização do SENAC (Serviço Nacional do Comércio), criado em 1946, o que implicou na constituição de uma contextualização em que se deu sua gênese no Brasil. Com esse cenário, buscou-se explicitar as origens do SENAC Uberaba, MG, expressamente presente a partir de 1960, bem como sua significação social, econômica e política para a referida cidade, seja no âmbito do ensino profissional, seja no que se refere às relações entre educação e trabalho. Estão envolvidos em tal objeto várias dimensões: desenvolvimento profissional, empresarial e comercial, além da preparação de mão de obra para o comércio e a indústria locais. Em termos de problematização, tratou-se de responder à seguinte indagação: como explicar a gênese do SENAC Uberaba e qual o seu papel e influência na sociedade uberabense? Quais relações guarda tal instituição em vista da articulação entre educação e trabalho? Como caracterizar a formação profissional para o comércio? O objetivo geral foi o de descrever, explicar e interpretar a gênese do SENAC em 1946, bem como sua emergência em Uberaba, MG, em 1960. Os objetivos específicos se realizam em torno dos seguintes: contextualizar a história brasileira a partir dos anos de 1930 e de 1940; explicitar o processo de educação profissional emergente desde então; investigar sobre as origens do município de Uberaba, MG, bem como o contexto urbano que se expressa entre os anos de 1930 e 1960; e analisar as influências do SENAC Uberaba, enquanto associadas à correlação entre educação e trabalho. Quanto ao método, essa pesquisa se baseou em pesquisa bibliográfica e hipertextual, bem como em pesquisa documental, a qual caracteriza particularmente a investigação histórico-educacional. Em termos de fontes primárias, essa investigação contou com jornais, legislação educacional; em relação às fontes secundárias, várias publicações, consideráveis como textos de época, compõem a interlocução com o objeto dessa pesquisa. Em termos de referencial teórico, baseou-se no estabelecimento de relações entre a sociedade, a economia, a política, a educação e a instituição SENAC enquanto destinada ao ensino profissional. Não se tratou de distinguir os indivíduos que fizeram a história nacional e local em torno do SENAC, mas exercitou-se a busca por descrever, explicar e interpretar a história nacional e local, que se desenrolou em torno do SENAC. Em termos de resultados, concluiu-se que o SENAC teve e continua tendo enorme importância na preparação de profissionais para o mundo do trabalho. Além disso, a cidade de Uberaba contou, para isso, com um importante instrumento institucional, o que favoreceu e fomentou o desenvolvimento do comércio uberabense. | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.title | SENAC (1946), UMA EXPRESSÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUA GÊNESE EM UBERABA, MG (1960) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 12 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GILBERTO ESTEVAM.pdf | 2,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.