Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2319
Título: AS SETE FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO CICLO PDCA PARA MELHORIA CONTÍNUA: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE FERTILIZANTES
Autor(es): Santos, Wallisson Rafael
Cardoso, Wagner
Palavras-chave: Gestão da Qualidade Total. Ferramentas da Qualidade. Sistemas de Qualidade. Estratégia Competitiva. Indústria de Fertilizantes.
Data do documento: 1-Dez-2017
Resumo: Com o alto crescimento no consumo de produtos industrializados e da globalização dos mercados, as organizações tornaram-se altamente competitivas. Diante deste cenário a busca pela qualidade de produtos, processos e de certificações da qualidade, como a ISO 9001, tornaram-se imprescindíveis e vitais para as organizações nacionais e internacionais. Desta forma, é necessário o uso de ferramentas que possam auxiliar neste processo de melhorias. Este estudo consiste na utilização das ferramentas da qualidade (estratificação, folhas de verificação, análise de Pareto, diagramas de Ishikawa, histogramas, diagramas de dispersão e gráficos de controle) no processo produtivo de uma indústria de fertilizantes, a fim de analisar, mensurar e criar hipóteses das falhas ocorrentes no processo produtivo que podem estar ocasionando perda de tempo e também de etapas de processos que possam ser trabalhados e melhorados. A aplicação das ferramentas neste contexto apresentou eficiência, sendo possível a partir dos resultados obtidos, a criação dos indicadores de desempenho, que tem por finalidade o controle da qualidade das atividades de coleta e preparo de amostras e também da empresa como um todo.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2319
Aparece nas coleções:2017/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
7 - TCC finalizado PDCA Wallison.docxTCC pdca2 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.