Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2371
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro Canuto, Patrícia | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-28T13:54:03Z | - |
dc.date.available | 2023-03-28T13:54:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-25 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2371 | - |
dc.description.abstract | As inovações tecnológicas promoveram rápidas mudanças em muitos aspectos cotidianos da vida em sociedade. As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDCIs) trazem várias possibilidades e oportunidades de aperfeiçoamento e desenvolvimento, principalmente na área educacional, quando utilizadas como ferramentas pedagógicas na construção do conhecimento. Nesse sentido, este estudo teve por objetivo investigar as possibilidades de trabalho com o GeoGebra para ensinar e aprender Geometria no Ensino Fundamental. Para corroborar essa intenção, o trabalho se embasa em autores como BACICH (2018) BOGDAN (1994), D’AMBRÓSIO (2020), KENSKI (2003, 2011), LEVY (1999), MORAN (2012), VALENTE (1999). Desse modo, optou-se por uma pesquisa de caráter qualitativo exploratória, desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico, de investigação e análise de documentos públicos como: Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, Projeto Político Pedagógico da unidade escolar, planejamento de ensino do professor. Após a análise, verificou-se que existe uma necessidade de intervenção junto aos alunos do Centro Educacional Municipal Papa João XXIII. Com o intuito de oportunizar uma educação de qualidade, elaborou-se como produto final de conclusão do Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, na linha de pesquisa - Educação Básica: fundamentos e planejamento, promovido pela Universidade de Uberaba – UNIUBE – Campus de Uberlândia, um Curso de Formação para professores de Matemática da Rede Municipal de Araguari, utilizando o software GeoGebra, com o objetivo de colaborar com desenvolvimento do trabalho docente na busca por um processo de ensino e aprendizagem efetivo e de qualidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Geogebra. Ensino de Geometria. Matemática no Ensino Fundamental. Educação. | pt_BR |
dc.title | O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2022 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PATRÍCIA RIBEIRO CANUTO.PDF | 1,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.