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Título: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL– uma trilha a ser construída na escola de educação básica da rede estadual de Minas Gerais
Autor(es): Morgana Machado, Kênia
Palavras-chave: Avaliação institucional. Gestão escolar. Ensino médio. Qualidade social da educação. Ensino aprendizagem.
Data do documento: 11-Mar-2022
Resumo: Esta investigação, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica, por meio da linha de pesquisa Práticas Docentes para Educação Básica, e ao Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas / Projeto-guarda-chuva, intitulado “Pesquisa, Formação e Intervenção na Educação: estudos em contextos educativos escolares e não escolares”, tem como objetivo geral: Identificar e analisar indícios de avaliação institucional nos documentos produzidos pela escola no ano de 2021, e as possibilidades do desenvolvimento desse tipo de avaliação a partir da análise dos referidos documentos. E como objetivos específicos: Identificar e analisar registros de avaliação institucional, contemplando ensino e aprendizagem, trabalho pedagógico e as relações interpessoais de circulações de informações internas e externas com a comunidade escolar e secretaria regional de educação; Identificar e analisar indicadores que devem compor a avaliação institucional; Verificar a potencialidade dos documentos produzidos pela escola para a avaliação institucional; Identificar e analisar vínculos da avaliação institucional com o desenvolvimento da qualidade social da educação; e Criar, a partir dos resultados da pesquisa, um software sobre trilhas de avaliação institucional como instrumento para interação e reflexão sobre avaliação institucional. Adotando a abordagem qualitativa, e partindo de uma revisão bibliográfica sobre avaliação institucional na educação básica, foi realizada uma pesquisa documental guiada pelos procedimentos de Cellard (2008), análise preliminar e análise, em uma escola de Ensino Médio na rede estadual de Uberlândia. Essa pesquisa ancorou-se em estudos de autores, como exemplo: Brandalise (2008), Dias Sobrino (2011), Esteban (2008), Freitas (2014), Grochoska e Eyng (2005), Libâneo (2013), Luck (2012), Silva (2009), Sordi (2006), pesquisadores que elaboraram trabalhos pertinentes ao assunto. A análise dos resultados da pesquisa permite afirmar que a avaliação institucional acontece nas escolas da rede estadual de Uberlândia-MG, de forma disseminada em ações pontuais, contemplando dimensões da referida avaliação, durante todo o ano letivo: na atualização do PPP e Regimento, nas Reuniões de Conselhos de Classe, na análise dos resultados das avaliações externas e internas, nos planos de ação e na articulação dos planejamentos de intervenção registrados nos documentos pedagógicos da escola, quando produzidos em reuniões com a participação da comunidade escolar e equipe pedagógica da Superintendência Regional de Ensino. Todavia, os resultados revelaram ausência da integração dessas ações, da participação de toda a comunicação escolar na referida avaliação e de reflexão coletiva sobre avaliação da escola, bem como, evidenciaram dificuldade de acesso aos documentos produzidos pela escola e fundamentais para os processos de avaliação institucional. Com base nos resultados da pesquisa foi criado um aplicativo denominado Trilha da Avaliação Institucional com a finalidade de favorecer o acesso da comunidade escolar aos referidos documentos e criar espaços de participação. O referido aplicativo visa contribui para que a comunidade escolar tenha as informações necessárias para atuar como protagonista na construção da qualidade social da educação.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2373
Aparece nas coleções:2022

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