Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2376
Título: COVID-19, POLÍTICAS PÚBLICAS E O ESPÍRITO DO TEMPO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA/MG
Autor(es): Martins, Jiulienne
Palavras-chave: Educação Básica e Pandemia. Políticas Públicas e Pandemia. Educação Básica e COVID-19. Ensino Remoto em Tempos de Pandemia.
Data do documento: 29-Abr-2022
Resumo: INTRODUÇÃO: No ano de 2019 foi identificado na China o primeiro caso do novo Coronavírus (Covid- 19), que se espalhou rapidamente no mundo todo, chegando ao Brasil em 2020. Desde então as escolas começaram a oferecer uma modalidade de ensino emergencial para todos os alunos da educação básica. Esta pesquisa objetiva investigar e compreender as Políticas Públicas desenvolvidas durante o período pandêmico, em especial com relação à Educação Básica no Município de Uberlândia, de forma a possibilitar reflexões preliminares quanto ao momento vivido e as formas de enfrentamento praticadas pelas Políticas Públicas. OBJETIVO: Desenvolver estudos dos contextos que envolvem a Educação Básica em tempos de Pandemia; analisar as propostas de políticas públicas para a Educação Básica no período de 2020 e 2021 no Município de Uberlândia; e propor uma reflexão quanto ao papel da Educação Básica no Município de Uberlândia, levando em consideração o papel da Educação como universal, gratuita e de qualidade, durante o período de 2020 e 2021. METODOLOGIA: A presente pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida com base em pesquisa sistematizada, de natureza bibliográfica, análise de parte da legislação disponível sobre o tema e proposição de reflexão quanto às Políticas Públicas desenvolvidas no período de 2020 e 2021 no Município de Uberlândia, com reflexo direto ou indireto sobre a Educação Básica. CONCLUSÃO: Conclui-se que o objetivo proposto para esta pesquisa foi contemplado, todavia constata-se a necessidade de produção de materiais que possam contribuir com a transformação desta realidade, uma vez que foram identificadas poucas evidências disponíveis na literatura nacional referente às políticas públicas de educação adotadas no período de pandemia e quais os efeitos a médio e longo prazo na educação básica em Uberlândia/MG. Aponta-se que uma das limitações encontradas no conteúdo dos estudos específicos, mostram a falta de elementos concretos, uma vez que a situação vivida ainda tem necessidade de elaboração.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2376
Aparece nas coleções:2022

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JIULIENNE MARTINS.pdf984,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.