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dc.contributor.authorFerreira dos Santos, Márcia-
dc.date.accessioned2023-03-28T14:36:01Z-
dc.date.available2023-03-28T14:36:01Z-
dc.date.issued2022-11-11-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2380-
dc.description.abstractO presente texto é resultado da pesquisa intitulada: “Plano de Trabalho do Assistente Social: Uma Contribuição ao Serviço Especializado Em Desenvolvimento e Aprendizagem – SEDA HC/ UFU”, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica - UNIUBE, por meio da linha de pesquisa Práticas Docentes para Educação Básica, e ao Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas- FORDAPP. O/A Assistente Social é apto a conhecer os diferentes contextos sociais e promover a interligação adequada para o acompanhamento do público alvo. Neste contexto, em 2015, foi criado o Serviço Especializado em Desenvolvimento e Aprendizagem do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (SEDA HC/UFU), que reconhece a importância e requer, no trabalho de abordagem interdisciplinar, o Assistente Social. Diante disso, esta pesquisa objetiva identificar fundamentos, teóricos e práticos, para a construção de um Plano de Trabalho do/a Assistente Social, inserido em uma equipe interdisciplinar de atendimento às crianças e aos adolescentes, com transtornos de aprendizagem, no SEDA HC/UFU. Como abordagem metodológica é um estudo de natureza qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), definido a partir da problematização da temática sobre quais fundamentos teóricos e práticos sustentam propostas de construção de um Plano de Trabalho do/a Assistente Social, inserido na equipe interdisciplinar do SEDA HC/UFU. Para alcançar a finalidade do referido estudo, foram desenvolvidas revisão bibliográfica e pesquisa documental. Na revisão bibliográfica, utilizou-se as palavras-chave, combinadas de diferentes formas na busca realizada nas bases de dados: SCIELO, CAPES, BDTD e Google Acadêmico, no período de 2015 a 2021. Como método analítico utilizou-se a análise documental, conforme elaborações de Cellard (2008). Nos resultados, utilizando as palavraschave, com e sem filtro, foram selecionados para análise trinta e cinco (35) estudos. Através deste material e da análise dos documentos do SEDA HC/UFU foi possível apontar a historicidade da inserção do/a Assistente Social, sua relação com a saúde e educação, suas atribuições e competências, a importância da interdisciplinaridade e também identificar a relevância e os aspectos do seu trabalho no cuidado e atenção aos sujeitos com dificuldade de aprendizagem. Concluímos, com base nas análises dos resultados desta pesquisa, ancoradas, especialmente, nas elaborados sobre “interdisciplinaridade“ em Bastos (2017); Horst e Orzechowski (2017); Oliveira (2017); Pereira (2019); sobre “Assistente Social” em Constâncio (2015); Fernandes (2015); Silva (2015); Castro (2016); De oliveira (2015); Edmar Moreira (2020); Ferreira (2017); Vieira (2016); Silva (2017); Dentz e Silva (2015); Fechine (2015); Santos (2019); Xavier e Lopes (2016); Zerbeto (2015); sobre “planejamento e serviço social” em Arbelo (2017); Nogueira (2017); Bonin e Kruger (2015); Mangini (2019); sobre “ crianças com dificuldades escolares” em Back (2020); Bagarollo (2016); Frederico (2015); Gonçalves e Gualtieri (2019); Ciaska et al. (2015); Azoni (2017); Sprada (2016); Gomes e Pedrero (2015); Silva (2020); Bertollo (2016); Ribeiro et al. (2015), Costa (2019) e Souza (2018), que a interdisciplinaridade é fundamental para o atendimento integral do paciente, no sentido de uma prática em que não há fragmentação, mas integração do trabalho dos diversos profissionais, sob uma nova abordagem das necessidades humanas, visando atendê-las em sua totalidade. Além disso, ficou evidenciado que Serviço Social é fundamental para o olhar direcionado as expressões da questão social, e que tais nuances podem influenciar no processo de escolarização da criança com dificuldades de aprendizagem. A análise de documentos do SEDA HC/UFU mostrou que a inserção do/a Assistente Social é legitimada pela equipe do referido serviço, ao defender, em seu projeto e no plano de intervenção, que a presença de tal profissional, como parte da equipe interdisciplinar, fortalece o trabalho e contribui para maior qualidade ao atendimento prestado. Em relação aos fundamentos teóricos e práticos do Plano de Trabalho do/a Assistente Social, os resultados da análise dos dados permitem afirmar a necessidade de tomar como fundamentos, especialmente, elaborações sobre abordagem interdisciplinar; concepção sobre o Serviço Social e metodologia de trabalho coletivo, vinculada à emancipação do sujeito e à diversidade humana; planejamento como uma ferramenta para a efetivação da prática deste profissional e as legislações específicas que norteiam a atuação do/a Assistente Social em sua inserção nas áreas da educação e saúde. Com base nesses resultados, foi elaborado Termo de Referência para elaboração do Plano de Trabalho do/a Assistente Social do SEDA HC/UFU.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade. Assistente Social. Planejamento e Serviço social. Crianças e adolescentes com dificuldades escolares.pt_BR
dc.titlePLANO DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL: UMA CONTRIBUIÇÃO AO SERVIÇO ESPECIALIZADO EM DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM – SEDA HC/UFUpt_BR
Aparece nas coleções:2022

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