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Título: AS BRINQUEDOTECAS HOSPITALARES COMO ESPAÇO EDUCATIVO PARA AS CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE HOSPITALIZAÇÃO
Autor(es): Vieira da Mota, Antônio Carlos
Palavras-chave: Criança. Brinquedoteca hospitalar. Humanização. Ética do cuidado.
Data do documento: 16-Dez-2022
Resumo: Esta pesquisa tem por tema a brinquedoteca hospitalar como espaço de humanização de crianças em situação de hospitalização, uma vez que tal situação traz consigo transtornos em todas as fases da vida, sendo, potencialmente traumática na infância, com prejuízos da saúde mental, que permanecem mesmo após a alta hospitalar. Quando uma criança sofre uma internação, o seu curso de desenvolvimento, a sua forma de ver o mundo tem continuidade, mas muitas vezes promove-se uma série de alterações na rotina e na vida da criança e de seus familiares. Crianças hospitalizadas normalmente ficam sujeitas a sentimentos de estresse e de confusão e isso pode significar para algumas delas um modo de punição. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para a Educação Básica – Mestrado Profissional, na linha de pesquisa Educação Básica: fundamentos e planejamento. Vincula-se também ao projeto de pesquisa “Educação na diversidade para a cidadania: um estudo de processos educativos e formativos escolares e não escolares”. Tem por referencial teórico os trabalhos de Freire (1979, 1987), em que são apresentados os fundamentos da humanização. Os trabalhos e Araújo et al. (2017); Nicolielo et al. (2019) e Ricardo (2018) auxiliaram na problematização da brinquedoteca como espaço do brincar e os trabalhos de Boff (2009) colaboraram com as reflexões sobre uma ética do cuidado na promoção de práticas pedagógicas no âmbito das brinquedotecas hospitalares. Este estudo tem como objetivo geral analisar as brinquedotecas hospitalares como espaço educativo para as crianças em situação de hospitalização por meio da pesquisa bibliográfica. Para isso, optou-se pela modalidade de pesquisa qualitativa, segundo Chizzotti (2006), com finalidade descritiva e exploratória, valendo-se da pesquisa bibliográfica, conforme Gil (2010). Como resultados da pesquisa encontrou-se diferentes concepções acerca das brinquedotecas hospitalares, vinculadas a seis perspectivas: legalista, legalista-lúdica, lúdica, terapêutica, educativa e educativo-humanizadora. A brinquedoteca hospitalar como espaço educativo é compreendida como potencializadora da criatividade, que incentiva a socialização e a criação, pois é um lugar onde se respeita a criança enquanto sujeito histórico e cultural e que nutre a possibilidade do vir a ser. Como produto, foi elaborado um curso de extensão, com a finalidade de contribuir para a formação de profissionais que atuam em brinquedotecas hospitalares, tomando por base os resultados da presente pesquisa, por meio de parceria com a Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em escolas de Educação Básica (RECEPE).
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2382
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