Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2388
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues da Costa Oliveira, Cátia | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-28T17:50:33Z | - |
dc.date.available | 2023-03-28T17:50:33Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2388 | - |
dc.description.abstract | Os objetivos desta pesquisa são identificar os problemas de aprendizagem dos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental e promover uma metodologia de aprendizagem por meio de projetos, envolvendo os discentes na interação com a Lei n.º 10.639/2003, em uma perspectiva de conhecimentos e a valorização da cultura africana, permeando e usando as lendas africanas. Recorreu-se às práticas pedagógicas voltadas à superação do racismo, como análises críticas de materiais didáticos e os discursos, bem como a reflexão interdisciplinar sobre a diversidade cultural. Nessa perspectiva, para ensinar aos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, é necessária uma reflexão pedagógica para a escola e um referencial teórico para as devidas interpretações dos professores como ponto de partida. Dessa forma, a metodologia de projetos apresenta-se como um articulador para o ensino no sexto ano, a fim de desenvolver o conhecimento intelectual dos alunos. Procurou-se evidenciar que, no rol de interesses da educação, Dewey durante a primeira metade do século XX e Paulo Freire, um dos pensadores mais importantes da primeira metade do século XX e da segunda metade também. Eles demonstraram que, em tempos diferentes, ao se apropriar de assuntos que circulam no meio da educação, valorizar os conhecimentos por meio de trabalhos colaborativos, problematizar, fazer a aproximação de uma aprendizagem na Língua Portuguesa, usar as lendas africanas e as culturas do povo negro de Uberlândia, visaram a organizar os componentes curriculares de forma contextualizada entre todas as disciplinas. Na pesquisa, foram aplicadas a abordagem qualitativa, análises dos Projetos Políticos Pedagógicos, foram construídas algumas unidades didáticas para o trabalho de Inclusão Racial usando as lendas africanas e suas narrativas. Contextualizações da história do Congado em Uberlândia, as inferências sobre o ator Sebastião Bernardes de Souza Prata, o “Grande Otelo”, com as ferramentas diários de classe e fichas de anotações de educadores das escolas em Uberlândia durante a elaboração do PPP. Observou-se um documento voltado, a partir dos dados, para uma prática que possa compartilhar com a Inclusão\Racial a transição do quinto ano, quando o aluno possui apenas um professor em sala de aula, para o sexto ano, com oito componentes curriculares, causam impacto de diversas ordens no aluno, relacionais e emocionais, que exige um acolhimento com acompanhamento mais próximo e individualizado. A metodologia de aprendizagem por meio de projetos foi utilizada por professores anteriormente com resultados positivos. As principais conquistas citadas foram: participação coletiva dos alunos, decisão democrática sobre os aspectos a serem estudados e solucionados, bem como o conhecimento da realidade sociocultural da comunidade escolar e de seu entorno. Aqueles que não aplicam essa metodologia justificaram como causa, o trabalho adicional que é exigido bem como dificuldades em trabalhar em equipe. Com resultado prático, a pesquisa deste estudo, que visou a contribuir para a melhoria da Educação Básica, apresentou-se uma proposta de intervenção, por meio de uma unidade didática para a disciplina de Língua Portuguesa sobre lendas africanas, ressaltando-se os valores culturais e simbólicos. Vemos a importância da educação antirracista no sexto ano com vistas aos conhecimentos, essas experiências serão mantidas e vivências na escola no social dos adolescentes e ancestrais, conhecer a história no contexto da cultura de certos povos negros e as mazelas dessa população | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Metodologia por projetos. Aprendizagem. Educação Antirracista. História Africana. Lendas Africana. | pt_BR |
dc.title | UNIDADES DIDÁTICAS PARA INCLUSÃO RACIAL POR MEIO DA APRENDIZAGEM POR PROJETOS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UBERLÂNDIA, MG Reflexões sobre experiência pedagógicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2021 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CÁTIA RODRIGUES DA COSTA OLIVEIRA.pdf | 857,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.