Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Djalma Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-03-31T17:03:52Z-
dc.date.available2023-03-31T17:03:52Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2390-
dc.description.abstractNo contexto atual de mudanças no ensino médio brasileiro, de desvalorização do ensino com foco na formação de conceitos, de necessidade de organização adequada do ensino-aprendizagem da matemática, e visando ao desenvolvimento do aluno, situou-se o objeto desta pesquisa – a organização do ensino-aprendizagem do conceito dos logaritmos na perspectiva do sistema didático de Zankov. Insere-se o trabalho na linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba e no projeto de pesquisa intitulado “Conteúdos algébricos no ensino médio: discussões e propostas na perspectiva da teoria histórico cultural”, aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, em 2017. Tem o projeto como objetivo geral analisar as contribuições do sistema zankoviano para organização do ensino dos logaritmos, visando à apropriação desse conceito, na perspectiva do ensino desenvolvimental. Para a condução da investigação, foram definidos os seguintes objetivos específicos: analisar as propostas de ensino dos logaritmos nos documentos como Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, Base Nacional Comum Curricular – BNCC e livros didáticos; descrever de forma sintética o movimento lógico e histórico do conceito dos logaritmos, visando ao seu ensino; propor e analisar os efeitos de um experimento didático formativo, na perspectiva zankoviana, desenvolvendo o conceito dos logaritmos cujo movimento lógico e histórico foi investigado. Com base nos princípios do sistema experimental de Leonid V. Zankov na perspectiva da dialética materialista e da teoria histórico-cultural, a tese retoma a relação entre a apropriação conceitual e desenvolvimento do psiquismo a partir de evidências demonstradas durante a realização das ações. Realizou-se a pesquisa em quatro etapas: a revisão de literatura, a elaboração do sistema didático experimental, o desenvolvimento do experimento e, finalmente, a análise e produção do relatório. O trabalho experimental foi realizado com seis alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola particular situada na cidade de Uberaba, MG. Foram planejadas e propostas três Tarefas de Estudo, realizadas em 16 encontros, definindo-se a partir delas os eixos de análise: apreensão de relações essenciais do conceito, a aplicação dinâmica dos princípios didáticos, a unidade do afetivo-cognitivo. Os resultados comprovam que a organização do ensino-aprendizagem do conteúdo “logaritmos”, com base em princípios do sistema didático zankoviano, é uma possibilidade para o desenvolvimento integral dos escolares, pois esse sistema tem como um dos pressupostos a ênfase na afetividade; no papel reitor dos conhecimentos teóricos tratados a partir do desenvolvimento lógico e histórico dos logaritmos; no ensino a um alto grau de dificuldade; no desenvolvimento do pensamento independente dos alunos. Ao longo do desenvolvimento do experimento, fomos compreendendo que muitas das limitações da aprendizagem conceitual e do desenvolvimento psíquico dos sujeitos decorrem da falta de organização adequada do ensino, pois, para tal, é necessário o entendimento do processo de apropriação de novos conhecimentos por parte dos sujeitos envolvidos e além de investimentos na questão afetiva envolvendo aluno, professor e conteúdo. O experimento permitiu observar a ligação intrínseca entre o conceito científico, a prática escolar e a esfera afetiva dos alunos. Foi possível concluir, ainda, que o sistema didático estabelece pressupostos e diretrizes, porém não se pode desconsiderar as condições objetivas que cercam a atividade de ensino e aprendizagem, o que impede ou dificulta a sua realização.pt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLogaritmospt_BR
dc.subjectZankovpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectSistema Didático Experimentalpt_BR
dc.titleA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS LOGARITMOS NA PERSPECTIVA DE LEONID V. ZANKOVpt_BR
dc.typeThesispt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DJALMA GONÇALVES PEREIRA.pdf35,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.