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dc.contributor.authorNeto, Henrique Carivaldo de Miranda-
dc.date.accessioned2023-03-31T17:15:17Z-
dc.date.available2023-03-31T17:15:17Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2392-
dc.description.abstractA formação de pesquisadores, nas mais diversas áreas do conhecimento, constitui tarefa complexa e, ao mesmo tempo, fundamental, para a produção e a disseminação do conhecimento científico. A formação dos pesquisadores em educação, especificamente, tem a ver com a melhoria dos processos formativos desenvolvidos, nas universidades. Nesse sentido, a formação epistemológica desses pesquisadores apresenta-se como tema relevante, quando se trata da qualidade das pesquisas, na área educacional. Assim, o pressuposto basilar, que orientou o desenvolvimento da presente pesquisa, desenvolvida no âmbito da linha de pesquisa 1, denominada “Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem”, no curso de doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Uberaba (UNIUBE), é o de que a formação epistemológica do pesquisador em quaisquer áreas e, especificamente, na educação, exerce papel preponderante para a análise criteriosa do ato de conhecer. A partir do entendimento de que o desenvolvimento da educação e do ensino relaciona-se com o avanço das pesquisas em educação, cujas produções são influenciadas pela formação epistemológica dos seus pesquisadores, o problema científico desta tese refere se a como elaborar um plano de disciplina, na área de Epistemologia e Pesquisa da Educação, tendo em vista a necessidade da formação epistemológica dos pesquisadores em educação, nos programas de pós-graduação stricto sensu em educação? Assim, esta investigação tem como objetivo geral a proposição desse plano de disciplina e, para a sua consecução, a partir do modelo teórico de enfoque dialético-materialista, delineou-se o percurso metodológico deste estudo, balizado pela pesquisa bibliográfica, de cunho exploratório-analítico e descritivo. A priori, foi realizada uma sistematização dos estudos precedentes sobre a formação dos pesquisadores em educação, no Brasil, bem como a identificação e a análise dos fundamentos epistemológicos que norteiam essa formação. A partir desse aporte teórico, evidenciou-se a epistemologia como algo fundante da formação do pesquisador em educação, uma vez que ela trata da origem, da estrutura, dos métodos e dos critérios de veracidade do conhecimento, parâmetros indispensáveis para a construção das ciências. Sob esse escopo, elaborou-se um plano de disciplina, na área de Epistemologia e Pesquisa em Educação, para a formação epistemológica dos pesquisadores em educação, nos programas de pós-graduação stricto sensu em educação, visto que o estudo e a discussão de questões epistemológicas representam pontos fundamentais para a formação do pesquisador educacional. Embora, essa formação epistemológica não garanta, inequivocamente, a qualidade e o avanço das pesquisas educacionais, o que os estudos e as práticas têm apontado é que ela pode contribuir para o desenvolvimento das pesquisas educacionais, em nosso país.pt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectPesquisa em Educaçãopt_BR
dc.subjectFormação de pesquisadores em educaçãopt_BR
dc.titleA FORMAÇÃO EPISTEMOLÓGICA DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA FORMATIVApt_BR
dc.typeThesispt_BR
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