Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2395
Título: Da Escola Cidadã à Escola do Caminho: PERCURSOS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM UBERABA, MG (1993/2016)
Autor(es): Santos, Roníria Silva dos
Palavras-chave: Educação pública
Escola Cidadã
Permanência
Administrações municipais
Data do documento: 2020
Resumo: Desde 1993, a educação pública municipal em Uberaba (MG) tem adotado os fundamentos políticos, filosóficos e pedagógicos estabelecidos pela chamada Escola Cidadã. Dessa base, princípios educativos foram estabelecidos e vivenciados nas escolas municipais uberabenses. Também foram alterados do ponto de vista da ampliação, o que se nota na mudança de nomenclatura (Escola Cidadã, 1993–2000; Cidade Educadora, 2005–12; Escola do Caminho: vereda que ensina, humaniza e transforma (2013–16). Como essa proposta de escola tem atravessado tempos de mudança, tal permanência instigou inquietações que levaram a considerá-la como objeto de estudo, em especial se foram cogitadas mudanças — e se houve — nos fundamentos, alterações nos períodos de mudança de governo. Situado na linha de pesquisa “processos educativos e seus fundamentos”, a investigação objetivou analisar ações educacionais projetadas e levadas a efeito entre 1993 e 2016 quando seis governos municipais mantiveram os fundamentos da Escola Cidadã. O enfoque incidiu na compreensão de como foram introduzidos em instâncias da área da educação. Como pesquisa documental, a investigação se apoiou em fontes que permitiram delinear três categorias de análise: qualidade educacional, gestão democrática e democratização do acesso escolar; tidas como tripé para instituir e manter uma escola proposta como cidadã. A pesquisa se apoiou em referências da matriz epistemológica do materialismo histórico dialético e de autores como Luiz Antônio Cunha, Maria D’Alva Gil Kinzo, Moacir Gadotti, Otaíza Oliveira Romanelli, José Eustáquio Romão, Vanilda Pereira Paiva, Paulo Freire e outros. A análise de discurso das fontes documentais permitiu compreender que os fundamentos da Escola Cidadã foram introduzidos e ratificados no período histórico de seis administrações municipais. Embora o estudo constate a manutenção, a análise possibilitou compreender que, mesmo em educação fundada nos ideais de cidadania, princípios da Escola Cidadã perderam força aos poucos em um contexto político liberal que trouxe mais dificuldades do que vantagens ao progresso de seus cidadãos. Eis por que dizer que, em relação às categorias de análise, os desdobramentos da Escola Cidadã arrefeceram a cada mudança de governo municipal.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2395
Aparece nas coleções:TURMA 1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RONÍRIA SILVA DOS SANTOS.pdf5,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.