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Título: A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA: ecos e reflexos no município de Centralina/MG
Autor(es): Carreiro Carletto, Geziléia
Palavras-chave: Educação Popular em Saúde. Escola. Projeto Pedagógico.
Data do documento: 29-Abr-2021
Resumo: A presente tem por tema a educação em saúde no contexto escolar. Está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, na linha Educação Básica: fundamentos e planejamento, e ao projeto de pesquisa intitulado: Educação na diversidade para a cidadania: um estudo de processos educativos e formativos escolares e não escolares. Está ligado ao Grupo de Pesquisa em Formação docente, Direito de Aprender e Práticas pedagógicas – FORDAPP. Fundamenta-se nos pressupostos teóricos da Educação Popular em Saúde, segundo os autores Gohn (2006), Padilha (2007) e Vasconcelos (2007). A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, segundo Bogdan e Biklen (1994), valendo-se da pesquisa documental, segundo Cellard (2008) e Flick (2009) em que o Projeto Pedagógico da Escola Estadual Escola Estadual Wilson de Melo no Município de Centralina-MG e os arquivos referentes às ações de educação em saúde da Prefeitura Municipal do mesmo município junto à esta escola são tomados como objeto de análise. Esta pesquisa tem por objetivo geral compreender o lugar da educação em saúde na referida escola, a partir da análise do seu projeto pedagógico e revelar a contribuição do trabalho com essa temática na referida escola para o município de vínculo. Como resultados, destaca-se a necessidade de realizar alterações no Projeto Pedagógico da escola, de modo a institucionalizar, formal e legalmente, as ações de educação em saúde que a própria escola vem desenvolvendo ao longo dos anos. A pesquisa revelou que a educação em saúde tem lugar no contexto escolar a partir das ações materializadas pelo regime de parceria que a escola tem com a secretaria de saúde do município de Centralina-MG, todavia, ainda não legitimada, do ponto de vista legal e institucional, no seu Projeto Pedagógico. Tal parceria tem se pautado, até o momento, no conceito de saúde pragmático, mais biologicizado, carente de se encontrar com os pressupostos da Educação Popular em Saúde, referencial que pauta práticas de conscientização a partir de uma análise crítica da realidade, das demandas que a própria escola apresenta, ou seja, das necessidades concretas da comunidade escolar.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2408
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