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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2410
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Miliossi Marques, Rosângela | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-26T17:36:47Z | - |
dc.date.available | 2023-04-26T17:36:47Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-16 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2410 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação: Formação Docente para Educação Básica da Universidade de Uberaba. Tem-se que espaço de aprendizagem é espaço de liberdade e educativo, com o objetivo de formar para o mundo e para o trabalho. O que torna diferente de somente passar a informação. Levando em consideração que o conceito de trabalho é diferente de emprego, temos que a Revolução Industrial propunha a inserção e substituição do trabalho do homem por máquinas. Porém, para que isso ocorra, há que se levar em consideração todo um preparo para que este, possa se especializar e continuar motivado a adquirir conhecimento. Assim, é imprescindível formar o humano e nunca esgotar as possibilidades do humanizar-se. Sendo assim, há que se destacar que essa sociedade denominada do conhecimento, precisa de meios diferenciados que facilitem e democratizem o aprendizado (CARVALHO; KIPNIS, 2010). Em função desta máxima, o Ministério da Educação, por meio da Portaria nº 1.145/2016 substituída pela Portaria nº. 727/2017, instituiu o Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, e a Lei nº 13.415/2017 que instituiu a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, estabelecendo um período de 10 anos para repasse de recursos às Secretarias Estaduais de Educação. A proposição é criticada por diversos educadores (GONTIJO, 2018). Esta, não foi discutida amplamente com a comunidade acadêmica e apresenta o currículo do ensino médio composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, dentre eles, o de formação profissional. Esta pesquisa problematiza a Educação Profissional (em uma Escola Técnica do Centro Paula Souza- CPS,) frente aos princípios norteadores de uma política de Educação Profissional devendo ser articulada junto a Educação Básica com formação omnilateral como universalizante. Caracteriza a Educação Básica e suas Leis e contextualiza as matrículas e a evasão escolar, com olhar para o Ensino Técnico Integrado ao Médio. Traz apontamentos do Curso Integrado em Tecnologias da Informação, nos anos de 2012 a 2018, na Escola Técnica Estadual Professor Alcídio de Souza Prado, na cidade de Orlândia- SP, com pesquisa no Banco de Dados das Etecs. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são baseados na definição adotada por Severino (2013), que estabelece critérios de classificação quanto ao objetivo (exploratório e explicativo) e aos tipos de pesquisas (bibliográfica e documental) com abordagem qualitativa. Autores como Saviani, Frigotto, Libâneo, Araújo, Fagiani dentre outros fazem parte do referencial teórico. Podemos concluir que, cabe à Educação Profissional Integral e ao Ensino Integrado, formar seres humanos qualificados para viver em sociedade. Não somente para atuar no ambiente laboral, mas para que sejam seres sensíveis e transformadores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | educação profissional; Centro Paula Souza; BNCC; Novo Ensino Médio; Etec Professor Alcídio de Souza Prado; PNE; ensino técnico integrado ao médio. | pt_BR |
dc.title | A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DENTRO DE UMA ESCOLA TÉCNICA DO CENTRO PAULA SOUZA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2023 |
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