Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2479
Título: ASPECTOS DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO EM MULHERES: Uma revisão da literatura científica nacional.
Autor(es): SILVA, Giovanna Julia
PEREIRA, Nicole Santana Felix
Palavras-chave: Depressão pós-parto.
Baby Blues.
Bebê.
Maternidade.
Psicologia.
Data do documento: 2023
Resumo: O presente artigo teve como proposta realizar uma revisão bibliográfica da literatura nacional acerca da temática da Depressão pós-parto (DPP), quadro que acomete cerca de 25% das mulheres puérperas no Brasil. Como base teórica foi estabelecido os dados presentes na plataforma do Ministério da Saúde, referências de autores clássicos da Psicologia como D. W. Winnicott, bem como autores de trabalhos na área, como Arrais e Folino. Os objetivos específicos da pesquisa foram: Investigar os aspectos psicossociais e sociodemográficos associados à Depressão pós-parto; analisar a contribuição da literatura nacional para a compreensão da temática da DPP e o baby blues; e compreender a atuação da Psicologia frente ao contexto da Depressão pós-parto. O Levantamento Bibliográfico foi realizado nas plataformas CAPES, SCIELO, BVS Biblioteca Digital USP. Os resultados das pesquisas mostraram que de fato o ambiente possui grande influência no desenvolvimento da DPP, como a renda familiar, escolaridade, rede de apoio, bem como fatores biológicos e genéticos. Existe uma diferença considerável entre a DPP e o Blues Materno, onde as pesquisas mostraram que pode ser considerado um espectro com níveis de gravidade que vão desde a melancolia até a psicose puerperal. Por fim, é notório a importância do papel do psicólogo realizando a prevenção precoce durante a gestação com o intuito de diminuir os riscos da DPP, e atuando como agente terapêutico no tratamento do transtorno. Vale ressaltar que houve uma dificuldade para encontrar artigos voltados para a área da Psicologia, sendo importante destacar a necessidade do investimento científico nessa área.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Psicologia pela Universidade de Uberaba. Orientador: Prof. Esp. Arthur Afonso Silva e Sousa.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2479
Aparece nas coleções:2023-1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giovana e nicole.pdf180,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.