Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2480
Título: A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA PARA OS COLABORADORES DE UMA ORGANIZAÇÃO
Autor(es): SANTOS, Bruna Eduarda Oliveira
NATALLI, Bruna Vansim
Palavras-chave: Bem-estar.
Pandemia.
Psicologia Organizacional.
Qualidade de vida.
Saúde mental.
Data do documento: 2023
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral entender a importância da saúde mental e qualidade de vida para os colabores de uma organização. Os objetivos específicos são analisar as estratégias que podem ser desenvolvidas pelo profissional Psicólogo Organizacional de acordo com as demandas internas da organização, visando investigar as dificuldades enfrentadas na promoção da saúde nas empresas e fomentar uma comunicação mais efetiva entre as equipes. Esse profissional executa diversas tarefas diretamente relacionadas ao bem-estar e à satisfação do funcionário, almejando melhores condições de trabalho. Resultado para esses colaborares, a satisfação do trabalho, reconhecimento pelos resultados alcançados, uma possibilidade de futuro dentro da organização, liberdade de atuar e responsabilidade para tomar decisões. Essa abordagem pode ser vista como uma estratégia que visa alinhar os interesses individuais aos da organização, a fim de alcançar um bem comum, visto que a satisfação dos colaboradores tem um impacto direto na saúde mental e no desempenho da empresa, resultando em maior produtividade e motivação. Garantindo, portanto, bem-estar e a capacidade de alcançar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. A metodologia usada foi uma revisão da literatura utilizando como bases de dados Google Acadêmico, Scielo e PepPsic. A coleta de dados se deu entre os meses de maio a novembro de 2022. Utilizou-se os descritores: “ Bem-estar; Pandemia; Psicologia Organizacional; Qualidade de Vida e Saúde mental”. Foram recuperados 52 artigos, revistas e livros para a presente revisão. Após estas analises foi possível observar que a pandemia do COVID-19 impactou a saúde mental da população e o mundo do trabalho de diferentes maneiras, questões sociais colaborou para o aumento de doenças mentais na população trabalhadora na atualidade. Gradativamente, as empresas buscam formas de adequar ações de qualidade de vida e do o ambiente em que seus funcionários estão inseridos, resultando em maior disposição e motivação, priorizando alcançar seus objetivos de crescimento econômico e de desenvolvimento. Conseguindo, portanto, alcançar o bem-estar social e emocional, bem como o favorecimento do clima organizacional e, consequentemente, o fortalecimento da cultura organizacional. Contudo, foi explorado o impacto da pandemia nos funcionários e a adoção do modelo Home Office como uma resposta às mudanças impostas por esse contexto desafiador. Também discutimos como essa transição tem impactado na saúde mental de nossos colaboradores, enfatizando a importância do bem-estar e da qualidade de vida no trabalho. Com isso em mente, destacamos o importante papel dos psicólogos organizacionais profissionais e as estratégias que eles desenvolveram para lidar com essas questões.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Psicologia, da Universidade de Uberaba – UNIUBE, como requisito parcial para obtenção do título de bacharela em Psicologia. Orientador: Me. Rafael Silvério Borges Me. Arthur Afonso Silva-Sousa
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2480
Aparece nas coleções:2023-1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Bruna e Bruna 2023.pdf348,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.