Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2481
Título: NÍVEL DE ANSIEDADE EM ESTUDANTES-TRABALHADORES E TRABALHADORE-ESTUDANTES: UMA REVISÃO NARRATIVA
Autor(es): SANTOS, Gabriela Carvalho
SILVA, Joycellen Cristina da
Palavras-chave: Ansiedade.
Patologização.
Políticas Públicas.
Estudante-trabalhador.
Data do documento: 2023
Resumo: Sabe-se que o distúrbio de ansiedade tem sido amplamente relatado pelos indivíduos em sociedade, estejam eles em contextos apenas de trabalho ou de estudo, mas sobretudo para aqueles que estão vivendo em ambas as situações, ou seja, com jornadas duplas. Nesta pesquisa voltaremos nossas análises para os índices e os impactos da ansiedade na vida de indivíduos que dividem sua rotina entre o estudo e o trabalho, que podem ou não, desenvolver o Transtorno de Ansiedade (TA), a quem serão chamados de estudantes-trabalhadores e trabalhadores-estudantes. Desse modo, o presente artigo investigou as produções científicas utilizadas nos últimos 16 anos sobre a temática da ansiedade em universitários e estudantes-trabalhadores ou trabalhadores-estudantes, bem como suas sintomatologias e possíveis intervenções para amenizá-las. Assim, a presente pesquisa foi feita por meio de uma revisão narrativa de literatura com intuito de analisar quais os impactos ansiogênicos que uma jornada que envolve o meio acadêmico e trabalhista pode trazer para a vida de um jovem. Conclui-se, portanto, que a ansiedade é elevada em estudantes, mas não necessariamente porque trabalham, mas por terem fatores estressores que atravessam suas rotinas e que podem contribuir para a patologização da ansiedade, subjetivamente ou objetivamente.
Descrição: Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de bacharel em Psicologia da Universidade de Uberaba como requisito para aprovação na disciplina Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Prof. Me. Rafael Silvério Borges
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2481
Aparece nas coleções:2023-1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gabriele e Joycellen - 13-05-1.docx38,62 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.