Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro da Silva, Vanderli-
dc.date.accessioned2024-04-09T19:30:04Z-
dc.date.available2024-04-09T19:30:04Z-
dc.date.issued2023-10-18-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2573-
dc.description.abstractEste trabalho propõe verificar a existência do ensino de conceitos de Educação em Vigilância Sanitária em algumas escolas municipais em Uberlândia, MG, tendo como princípio a prática pedagógica docente nos anos iniciais da Educação Básica. A preocupação, em levar Educação em Vigilância Sanitária para sala de aula iniciou-se no projeto Educanvisa/AnvisaEduca, do Governo Federal, com o objetivo de difundi-lo para as escolas Brasileiras. O projeto começou a vigorar a partir de 2009 e constitui um marco de interação entre saúde sanitária e educação. A preocupação do poder público em levar princípios e conceitos da área da saúde para educação é historicamente anterior a essa data, pois, o pensamento higienista tem permeado as legislações Brasileiras desde o início do século XX. Em 1988, a Constituição Federal do Brasil, revela sua preocupação em relação à qualidade da saúde e educação da população Brasileira. O presente estudo concentra-se na área de formação docente para educação básica, na linha de pesquisa Educação Básica: Fundamentos e Planejamento. Para o desenvolvimento deste estudo foi utilizada a pesquisa documental e o estudo de caso, a fim de compreender os dados e subsidiar a construção de um produto educacional, com uma abordagem qualitativa. Considerando a importância da Educação Sanitária centramos nossa investigação em como a Educação em Vigilância Sanitária pode contribuir para melhoria da consciência sanitária dos alunos da Educação Básica no município de Uberlândia. A resposta deve nos conduzir a criação de um produto educacional na forma de um Guia Orientativo que possa propiciar aos educadores habilidades e competências necessárias para trabalhar os conceitos de educação sanitária em sala de aula.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectEducação. Educação em Saúde. Educação Sanitária. Vigilância Sanitária.pt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO SANITÁRIA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ESCOLAS MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UBERLÂNDIA, MG.pt_BR
Aparece nas coleções:2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANDERLI PINHEIRO DA SILVA.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.