Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2575
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | de Macedo Soares, Fátima Adrienne | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-09T19:40:33Z | - |
dc.date.available | 2024-04-09T19:40:33Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-31 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2575 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica, por meio da linha de pesquisa Práticas Docentes para Educação Básica, e ao Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas/Projeto Guarda-Chuva, Intitulado "Pesquisa, Formação e Intervenção na Educação: estudos em contextos educativos escolares e não escolares ao projeto Educação na Diversidade para a Cidadania: um estudo de processos educativos e formativos escolares e não escolares e à Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica - RECEPE. Sua temática centra-se no estudo das elaborações de Paulo Freire e Augusto Boal e sua contribuição para a Educação de Jovens e Adultos. Elege como objetivo geral, analisar as contribuições de Augusto Boal (1975) encontradas em seu O teatro do oprimido e outras poéticas políticas e de Paulo Freire com a obra Pedagogia do oprimido Freire, 1967), para a Educação de jovens e Adultos, na criação de uma EJA formadora de um pensamento emancipador, crítico e autônomo, e diálogos possíveis entre esses autores. Adotou-se o enfoque qualitativo com o intuito de melhor compreender o Método e a possibilidade de aplicação das formas e técnicas do TEATRO DO OPRIMIDO e outras poéticas políticas e formulações contidas no livro PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. O referencial teórico está centrado na obra dos dois autores e na pesquisa bibliográfica que aborda estudos e considerações sobre a aplicação dos processos pedagógicos de Freire e Boal. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que os diálogos entre Freire e Boal contribuíram de forma efetiva para a EJA nas escolas que inseriram metodologias inspiradas nas formulações de Freire e Boal. Essas contribuições são ancoradas, especialmente, na relação entre educador-educando, educando-educador; atorexpectador, expectador-ator, marcada pela ausência de hierarquias e pela constituição do sujeito democrático e livre. Além disso, ofereceu elementos para elaboração da proposta de Diálogos com Professores da EJA, um processo formativo sobre as contribuições de Freire e Boal. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia do Oprimido. Teatro do Oprimido. EJA. | pt_BR |
dc.title | DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE PAULO FREIRE E AUGUSTO BOAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2023 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FÁTIMA ADRIENNE DE MACEDO SOARES.pdf | 6,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.