Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2578
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Custódio de Almeida Costa, Keila | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-09T19:46:44Z | - |
dc.date.available | 2024-04-09T19:46:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2578 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação, do Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação docente para educação básica, da Universidade de Uberaba, investiga os impactos do uso de tecnologias digitais no ensino remoto durante a pandemia da covid-19 em alunos do Ensino Fundamental II, e propõe um protocolo para revisão de literatura em educação. O estudo tem como objetivo aprofundar a compreensão desses impactos, tendo como referência o pensamento complexo de Edgar Morin. Foi adotada uma abordagem holística que reconhece a importância de transcender as fronteiras disciplinares e incorporar diversas perspectivas. Uma metodologia de revisão de literatura em educação, empregando um software para codificação, categorização e análise de dados, com um protocolo específico, revelou uma série de descobertas importantes. As experiências dos alunos no ensino remoto durante a pandemia foram mistas. Foram identificadas experiências negativas, tais como desafios de acesso, isolamento social e dificuldades emocionais que demostraram uma rejeição ao ambiente virtual. No entanto, também surgiram marcadores de experiências positivas com relação à utilização das tecnologias digitais durante o ensino remoto com uma adesão à tecnologia, incluindo a penetração significativa da tecnologia na educação, que transformou a maneira como educadores ensinam e alunos aprendem. A pesquisa também destacou o desafio da tecnofobia, que representa um obstáculo significativo para a plena adoção da tecnologia por alguns educadores e alunos. Isso, por sua vez, tornou-se um efeito colateral importante a ser considerado.O equilíbrio entre tradição e inovação no campo da educação é um desafio contínuo, e é crucial que educadores, pesquisadores e formuladores de políticas colaborem para construir um futuro educacional mais eficaz, inclusivo e justo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais; Pandemia; Educação; Ensino Fundamental II; Tecnofobia. | pt_BR |
dc.title | IMPACTOS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PROPOSTA DE PROTOCOLO PARA REVISÃO DE LITERATURA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2023 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KEILA CUSTÓDIO DE ALMEIDA COSTA.pdf | 986,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.