Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2715
Título: UMA ANÁLISE DOS FATORES INDUTORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: OS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFTM – CAMPUS ITUIUTABA (2012-2019)
Autor(es): Pereira, Marco Antônio Maciel
Palavras-chave: Ensino profissionalizante
Ensino integrado
Ensino médio
Qualidade de ensino
Data do documento: 2022
Resumo: Este trabalho insere-se à linha de pesquisa “Processos Educacionais e seus Fundamentos”, cujo objeto de indagação, dentre outros, é a Educação como área que busca seus fundamentos na filosofia, na história, na política e na antropologia cultural, de forma interdisciplinar. É uma pesquisa com a pretensão de discutir sobre a problemática da qualidade no contexto educacional, partindo da investigação sobre um fenômeno pontual: as posições que o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Ituiutaba ocupa no ranking dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na cidade de Ituiutaba, no período de 2012 a 2019. Para responder à principal: o que leva uma escola pública, ainda em implantação, a conseguir tão boas posições na classificação das melhores escolas do município? Analisaremos as hipóteses: (1) o Ensino Integrado articula melhor os conhecimentos práticos e teóricos, levando o aluno consegue a confirmar na prática, em aulas profissionalizantes, a teoria aprendida nas aulas propedêuticas; (2) os professores possuem uma qualificação superior ao das outras instituições; (3) os espaços da instituição são bem equipados e criam um ambiente que forma estudantes diferenciados; (4) a seleção realizada para ingresso no IFTM impede o acesso de candidatos com formação deficiente, em consequência, o bom resultado não seria necessariamente mérito do IFTM; (5) discentes do ensino médio integrado e discentes do ensino superior partilham atividades de extensão e projetos de pesquisa. A presente investigação está justificada na demanda de discussão das políticas educacionais das últimas décadas, baseadas em uma procura constante pela excelência da qualidade da educação, cuja metodologia adotada consiste em análises indutivas, gerando conhecimentos e aplicação prática nas ações dessa melhoria na escola pública. Ao explorar o tema fazendo uso de levantamentos bibliográficos, este estudo investiga as relações causais da posição do IFTM – Campus Ituiutaba no ranking do Enem, utilizando referências diversas para construir um panorama do problema, embasado principalmente nas contribuições de Pacheco (2012), Travitzki (2013), Saviani (2007), Ramos (2009), Ciavata (2005) e Frigotto (2003). Sem elegermos uma única hipótese como a causa do fenômeno, demonstramos que, além de o ensino integrado, que está previsto na criação dos Institutos Federais, não ser uma realidade, a qualificação dos professores, a infraestrutura e a pluralidade de experiências são fatores de qualidade. Por fim, confirmamos que o processo seletivo não influencia fortemente no desempenho dos alunos.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2715
Aparece nas coleções:TURMA 3

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_MARCO ANTONIO MACIEL PEREIRA.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.