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dc.contributor.authorSilva, Alessandra Lara-
dc.date.accessioned2024-07-25T17:36:05Z-
dc.date.available2024-07-25T17:36:05Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2720-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objeto os discursos educativo-formativos presentes na poética surrealista de Manoel de Barros (1916-2014) sob a ótica da educação e da infância. Tal investigação foi desenvolvida junto à Linha de Pesquisa, Processos Educacionais e seus Fundamentos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba. A referida Linha tem como eixo articulador a educação, concebida como aprendizagem do que está em circulação na cultura, levando-se em conta a perspectiva interdisciplinar. O objetivo maior da pesquisa em apreço se realizou por intermédio da descrição, da explicação e da interpretação da obra poética de Manoel de Barros, vinda a público entre 1937 e 2013, no tocante às categorias educação e infância, as quais evidenciam, pela linguagem poética, vínculos com os agentes formadores em vista das mencionadas categorias, sejam eles pessoas ou coisas associadas ao brincar, bem como o processo educativo-formativo da infância. Quanto ao método de investigação, realizou-se a pesquisa bibliográfica junto às bases Scielo, Portal de Periódicos, catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), bem como junto aos manifestos, revistas e obras literárias que vieram a público, tendo em vista o movimento político-histórico-estético do Surrealismo. Além da pesquisa bibliográfica, as obras de Manoel de Barros, entre 1937 e 2013 foram assumidas como sustentação à pesquisa documental, juntamente com os manifestos surrealistas. Conjugados tais parâmetros em torno das pesquisas bibliográfica e documental, foram objeto a leitura, a análise e a interpretação das referidas obras poéticas, numa perspectiva hermenêutica gadameriana – essa constitui o referencial teórico desta investigação - tendo em conta a identificação dos múltiplos sentidos de que se revestem a infância e sua educação associadas ao brincar, uma espécie de natureza da própria infância. Sob tal orientação, foi possível a explicitação das categorias que constituíram o processo da pesquisa. Nesse sentido, por meio de leitura, análises discursivo-literárias e interpretação pelo viés da hermenêutica gadameriana, confirmou-se que o processo educativo-formativo na infância está representado na poesia manoelina: observou-se que algumas características surrealistas corroboravam a exaltação ao infante em razão da escolha do escritor por uma linguagem imagética para se construir o universo infantil. As composições como um todo são unidas pelo tema da infância e outros movimentos temáticos subjacentes – tais como poesia, poeta, palavra, brincadeira, sensações, lugar, espaço e natureza - que se conectam dialogicamente com as obras e se relacionam entre si. Durante o processo de análise, observou-se que as várias infâncias necessitavam ser nomeadas. Ao tipificá-las, constatou-se a presença da infância da palavra e a poética surrealista; a didática da reinvenção das palavras e a constante infância; a estética da intuição por meio do desejo pela inutilidade; a infância como instância e medida; e as imagens lúdicas. Tal empreendimento permitiu averiguar as contribuições significativas para a compreensão da estética na obra manoelina. Conclui-se que a literatura do escritor é pautada na preservação da infância como caminho a percorrer na educação e na renovação humana. O despertar da infância para um novo devir-homem ou devir-humano pode encontrar nas práticas pedagógicas terreno fértil, bem como em outros espaços da formação humana.pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectProcessos educativo-formativospt_BR
dc.subjectManoel de Barrospt_BR
dc.subjectPoética surrealistapt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO E INFÂNCIA NA POESIA SURREALISTA DE MANOEL DE BARROS (1916-2014)pt_BR
dc.typeThesispt_BR
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