Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/274
Título: AS NOVAS TENDÊNCIAS EM TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DIRECIONADAS PARA O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL: Revisão Bibliográfica
Autor(es): SILVA, DAIANE BRADIELA DA
MOLINERO, HANNA BOTA
CARVALHO, RÚBIA DAIANE SILVA
ROCHA, LIDIANA SIMÕES MARQUES
Palavras-chave: Idoso
População Idosa
Tecnologia Assistiva
Data do documento: 10-Jul-2017
Resumo: No Brasil, estima-se cerca de 23 milhões de idosos, sendo do sexo feminino a maior parte. Sabendo que a população idosa tende a crescer significantemente segundo o IBGE, e que esta população tem a probabilidade de desenvolver determinadas doenças ao longo da vida, é fundamental promover alternativas de acessos a essas tecnologias assistivas para este público. Com isso, vem surgindo várias tecnologias para poder facilitar a vida desses idosos. A tecnologia assistiva é um termo ainda novo, que se refere a um conceito ainda em pleno processo de construção, que serve para identificar todo o recurso utilizado para proporcionar conforto e segurança no momento de deambulação, que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais, principalmente para os idosos, promovendo consequentemente uma vida independente. O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica, sobre as tecnologias assistivas para pessoas idosas, que contribuem para proporcionar ou ampliar as suas habilidades funcionais. Esse estudo sobre tecnologias assistivas para idosos vem com o intuito de interagir os idosos, no cotidiano sem muitas dificuldades, para que eles tenham um envelhecimento mais ativo e saudável. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: Bireme, Lilacs, Medline, Google Acadêmico, Pudmed e Scielo em português. A busca foi limitada aos artigos publicados no período de tempo delimitado de 2006 a 2017. Os resultados apontam cerca de 54 itens utilizados nas atividades de vida diária de idosos que podem auxiliá-los no cotidiano, dentro do contexto de vestimenta, alimentação, higiene pessoal, mobilidade e de uso pessoal. Observou-se que as tecnologias assistivas podem contribuir para independência funcional dos idosos.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/274
Aparece nas coleções:2017/1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2017 TECNOLOGIA ASSISTIVA.pdf1,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.