Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2744
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fonseca, Kellen Aparecida Dos Santos Leal Da | - |
dc.contributor.author | Cunha, Valeska Guimarães Rezende da | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-21T03:52:01Z | - |
dc.date.available | 2024-08-21T03:52:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2744 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo problematizar, analisar, explorar e investigar as consequências da ideologia neoliberal no contexto educacional pandêmico. A pandemia do Covid-19, que iniciou em 2020, trouxe à tona uma série de desafios para todos setores da sociedade. E no que tange a aprendizagem, as consequências são inestimáveis. Em um curto espaço de tempo, destacou de forma incontestável as profundas disparidades sociais que permanecem enraizadas na sociedade capitalista. Para tanto, se alicerça a luz das teorias pedagógicas de Dermival Saviani e Paulo Freire, em busca de produzir compressões mais amplas do cenário. Desta maneira, notou-se relevância de elaborar uma pesquisa com ênfase na reflexão e problematização das consequências formativas educacionais, que viera deste período amedronto. O adoecimento da estrutura escolar e a fragmentação do saber, elucidou a prerrogativa de discutir a escola em uma conjuntura transformacional e política. Fornecendo subsídios e reflexões valiosas para a prática dos educadores. O método utilizado foi o dialético para composição deste trabalho; com dados quantificativos da pandemia e revisão bibliográfica de artigos, teses, dissertações, livros e monografias. Visando propor discussões sobre a temática. Partindo-se da hipótese de que a educação brasileira não é uma educação, mas um projeto neoliberal. Em que a educação bancária, serve ao capitalismo e o neoliberalismo. Sendo possível a transformação apenas com a instrumentalização das massas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Educação bancária; Pandemia; Neoliberalismo | pt_BR |
dc.title | A PANDEMIA DA COVID -19 E O PERMANENTE “LOCKDOWN” DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA BRASILEIRA. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2023/2 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KELLEN-Artigo_Cientifico_V4_Completo.pdf | 390,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.