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dc.contributor.authorGomes, Daniel José-
dc.date.accessioned2024-08-30T18:56:28Z-
dc.date.available2024-08-30T18:56:28Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2750-
dc.description.abstractO trabalho docente, nos dias de hoje, tem sido marcado por diversos aspectos negativos, atrelados às condições de exercício da profissão, como: precarização das condições de trabalho; baixa remuneração; sobrecarga de trabalho; falta de reconhecimento e baixa valorização profissional. A esses fatores somam-se o aumento da violência no cotidiano escolar, em especial de alunos contra professores e a insatisfação dos profissionais com aumento de demandas cotidianas da profissão e da influência da pandemia do Covid 19 em sua vida e rotinas gerais. Estudos apontam que estes fatores têm conduzido os docentes a um processo de adoecimento, tanto físico quanto mental. Nesse sentido, e dado tal quadro, esta pesquisa trata do adoecimento dos professores do ensino médio, da rede pública de ensino, da cidade de Barbacena, MG. O problema da investigação é saber como e em que dimensões, formas e expressões as condições de trabalho presentes nas seis escolas, que oferecem ensino médio da rede de ensino público de Barbacena, acarretam novas exigências para os profissionais, ou/e dificultam o seu trabalho e atingem a sua saúde, expondo-os à vulnerabilidade física e emocional, desencadeando patologias relacionadas ao trabalho. Vincula-se à linha de pesquisa Desenvolvimento profissional e trabalho docente e integra o projeto de pesquisa intitulado Trabalho e profissão docente na cultura virtual: tendências, conteúdos e implicações para a subjetividade e a saúde de professores. O objetivo da pesquisa é analisar as situações e condições que favorecem, mas não necessariamente determinam, o adoecimento e as manifestações de mal-estar, sofrimento e de outros problemas de saúde mental e física em professores e professoras do ensino médio da rede pública de Barbacena/Minas Gerais, destacando os fatores e condicionantes que colaboram de forma significativa para o aparecimento de determinadas doenças no cotidiano da profissão docente. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Bardin (1977), quanto à metodologia análise de dados; em relação ao processo saúde-doença, serviram de base as contribuições de Benevides et al. (2012), Dejours (1987, 2007), Gonçalves (2012), Hypólito e Grishcke (2013) para a relação trabalho e saúde, o referencial teórico apoiou-se em Meleiro (2002), Araújo, Pinho e Masson (2019), e por último contribuíram para análises sobre a profissão docente os autores Contreras (2012), Duarte (2017) e estudos sobre docência do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Docente – GESTRADO/UFMG (2021). A metodologia utilizada foi a pesquisa de abordagem qualitativa, que incluiu entrevistas e questionários semiestruturados virtuais com doze professores, tendo como conteúdo central o adoecimento docente e os processos que a ele conduzem. O material obtido foi submetido à análise temática de conteúdo. Como resultados, a pesquisa revelou que: em sua totalidade, os professores possuem especialização, trabalham em mais de uma escola, têm idade média de 32 anos. A maioria relatou alguma doença potencializada ou decorrente do seu trabalho docente; a ocorrência e/ou prevalência de determinadas doenças, físicas ou mentais, intimamente ligadas às condições de trabalho dos professores, que atuam de forma precária, especialmente em tempos de pandemia. Daí advêm principalmente estresse, depressão, ansiedade e problemas osteomusculares, a exigir tratamentos medicamentosos e terapias psicológicas. Os fatores mais determinantes para o aparecimento das doenças estavam associados ao excesso de carga de trabalho, condições precárias laborais, baixos salários, assédio moral e falta de disciplina dos alunos, além da considerada participação negativa dos gestores escolares. Em conclusão, considera-se que o adoecimento dos professores do ensino médio, da rede pública de Barbacena, MG, é uma realidade, faz-se presente em sua vida profissional e, por consequência, no particular. Assim, mudanças na estrutura profissional, salarial, nas condições de saúde e do trabalho requerem conscientização e valorização pelos envolvidos e precisam ser tomadas com urgência cabível.pt_BR
dc.subjectAdoecimento docentept_BR
dc.subjectCondições de trabalho nas escolaspt_BR
dc.subjectExercício da docênciapt_BR
dc.subjectMal-estar Docentept_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleTRABALHO E SAÚDE DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM TELA: ENFRENTAMENTOS E DESAFIOS NA REDE PÚBLICA DE BARBACENA (MG), 2019-2021pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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