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Título: A TEORIA DAS NECESSIDADES E DA MOTIVAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(es): Viana, Joubert de Oliveira
Palavras-chave: Formação de professores de Educação Física
Educação Básica
Teoria das necessidades e da motivação
Data do documento: 2022
Resumo: A teoria das necessidades e da motivação tem ganhado espaço na discussão acerca da formação de professores em nossos dias. Sendo assim, entendeu-se a necessidade de promover um estudo que discutisse as contribuições da teoria das necessidades e da motivação para a formação dos professores de Educação Física. O presente estudo vincula-se à linha “Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem, do Programa de Pós graduação em Educação da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Ao mesmo tempo em que se constitui em uma das tarefas científicas do projeto "Necessidades de formação continuada de professores da Educação Básica e Superior em Minas Gerais: um estudo diagnóstico”, do Programa Pesquisador Mineiro – PPM XII, Processo: 00347-18, coordenado pelo orientador da pesquisa. O trabalho faz parte também das pesquisas que vem desenvolvendo o Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação (GEPID) do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Uberaba. A partir das contribuições teóricas de Leontiev (2004), Vygotsky (2004) Petrosvky (1985) e Smirnov (1969) e Bozchovich (1987), realizou-se, desde a perspectiva dialética materialista, uma sistematização das contribuições da teoria das necessidades e da motivação para a formação dos professores de Educação Física. A presente pesquisa buscou responder à seguinte questão: quais as contribuições da teoria das necessidades e da motivação para a formação dos professores de Educação Física? Para tanto, estabeleceu-se o seguinte objetivo geral: elaborar uma síntese das contribuições da teoria das necessidades e das emoções, a partir das contribuições de L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev, A. V. Petrovsky, A. A. Smirnov e L. Bozhovich para formação dos professores de Educação Física. Com o intuito de se contemplar tal objetivo, seguiram-se estes objetivos específicos: a) Realizar uma revisão das Teses e Dissertações mais recentes da área de Educação Física, com o propósito de contextualizar o estudo e definir a matriz metodológica da investigação. b) Fundamentar a pesquisa em autores clássicos da Teoria Histórico-Cultural como L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev, A. V. Petrovsky e A. A. Smirnov. c) Realizar o embasamento legal da pesquisa nas normativas educacionais sobre a formação de professores e especialmente dos professores de Educação Física. A pesquisa, de acordo com seus objetivos, classifica-se como exploratória. A metodologia consistiu na combinação de dois métodos muito afins, a pesquisa bibliográfica e a documental. Os textos selecionados para sua exploração foram fichados e analisados, usando como instrumentos de pesquisa uma Ficha Resumo de Conteúdo e uma Ficha de Análise Documental. Como resultado da pesquisa elaborou-se uma síntese das contribuições da teoria das necessidades e da motivação para a formação dos professores de Educação Física. Além disso, destacou-se algumas notas para uma mudança na formação de professores de Educação Física. As conclusões destacam o cumprimento dos objetivos, a validez da metodologia empregada e as mudanças necessárias na proposta curricular para introduzir a teoria das necessidades e da motivação na formação dos professores de Educação Física.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2758
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