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dc.contributor.authorFernandes, Maria Elcy-
dc.date.accessioned2024-09-04T13:33:32Z-
dc.date.available2024-09-04T13:33:32Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2760-
dc.description.abstractEste levantamento insere-se na Linha de Pesquisa “Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniube e no projeto Desenvolvimento Profissional Docente: concepções, práticas e articulações. A docência é uma profissão complexa e, tal como as demais profissões, é aprendida. Os processos para aprender a ensinar, para tornar-se professor e para se desenvolver profissionalmente são lentos e vão além de aspectos técnicos. Assim, interessou investigar: quais os sentidos do ser docente são desenvolvidos por alguns professores, que mobilizam emoções e sentimentos, promovendo o modelo de identificação sustentado pelo desejo em desenvolver a capacidade de aprender, bem como o interesse pela disciplina ofertada a seus alunos? Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender os sentidos do ser docente de professores do curso de Psicologia, na construção de um espaço relacional de ensino aprendizagem que ultrapassa o fazer técnico, despertando o desejo de saber. O referencial teórico fundamenta-se na compreensão da subjetividade desenvolvida nos aspectos culturais e sociais por González Rey e nos aspectos interpsíquicos e intrapsíquicos propostos pela Psicanálise contemporânea. A abordagem metodológica é a pesquisa de natureza qualitativa, por se tratar de uma investigação que prima pela busca de elementos da relação afetiva que se constitui entre o indivíduo e o meio social/cultural, com pressupostos do método histórico dialético. A investigação foi realizada com seis docentes dos cursos de Psicologia de Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, de cidades do Triângulo Mineiro (MG) e Noroeste do estado de São Paulo, que possuem no mínimo dez anos de docência no curso, estando na ativa ou não; especificamente, os que mais foram convidados para compor o grupo de homenageados em colação de grau, nos últimos dez anos, ou docentes indicados por colegas ou ex-alunos. Para a coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada com caráter exploratório, utilizando a escuta psicanalítica para reconhecer e captar no discurso manifesto do entrevistado o discurso latente. A análise de dados foi feita segundo os princípios e os procedimentos dos “Núcleos de Significação”, propostos por Aguiar; Ozella (2006; 2013). A partir das falas dos participantes, foram identificados os pré-indicadores, agrupados em indicadores, o que permitiu a construção de quatro núcleos de significação: 1) O despertar para a docência tem raízes diversas e o desejo de ensinar, como experiência humana, está constituído por diversos elementos de sentido; 2) Os saberes docentes: conhecimentos para a construção de subjetividades do educador (para não repetir docente); 3) A constituição da subjetividade nas vinculações afetivas; 4) Subjetividade social - como o participante enxerga as Instituições. Com os docentes entrevistados, compreende-se que se foi constituindo uma subjetividade individual, inseparável de uma subjetividade social, predominando nas relações aspectos dos vínculos amorosos, que produziram reconhecimento e identificação e elementos que os alunos vivenciaram. São eles: a inspiração, a empatia, o respeito. Pode-se afirmar que os professores entrevistados experienciaram uma identidade profissional, que os permitiu sentir e ser docentes fiéis a valores centrais que direcionaram as suas ações no curso de Psicologia, cada um a seu modo, percebendo que a subjetividade individual se entrelaça à subjetividade social em um espaço institucional. Espera-se, com essa pesquisa, contribuir para a compreensão da docência, com foco nos aspectos subjetivos do ser professor.pt_BR
dc.subjectSentidos subjetivospt_BR
dc.subjectSer professorpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.titleAS INTERFACES ENTRE A SUBJETIVIDADE E A DOCÊNCIA NO CURSO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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