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dc.contributor.authorPenna, Katia de Medeiros-
dc.date.accessioned2024-09-19T17:52:33Z-
dc.date.available2024-09-19T17:52:33Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2771-
dc.description.abstractA presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (Uniube). A Educação a Distância (EAD) agrega novos rumos à educação presencial em função da flexibilidade pedagógica, propondo novas atitudes e modos de organização didático pedagógica privilegiada pelo planejamento e por metodologias concernentes à organização do ensino não presencial. O objeto de pesquisa da dissertação é a formação e o desenvolvimento profissional de professores de graduação em EAD. O objetivo da pesquisa é compreender as representações sociais de professores de graduação a distância na Uniube, sobre a formação e o desenvolvimento profissional com relação às práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de ensino aprendizagem. O problema que orienta a pesquisa está centrado em quais são as representações sociais e o núcleo central destas representações construídas sobre a formação e desenvolvimento profissional docente com relação as práticas pedagógicas; quais são as repercussões da formação inicial e continuada no desenvolvimento profissional docente; de que forma as experiências profissionais dos professores pesquisados contribuem para a sua formação e desenvolvimento profissional. Além de documentos oficiais, autores como Pimenta (2012), Garcia (1999), Imbernón (2017), dentre outros, fundamentaram teoricamente o estudo quanto ao objeto de pesquisa. Adota como referencial teórico-metodológico a teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978, 2004) e seus colaboradores, Jovchelovitch (2011) e Abric (1994). A metodologia incluiu também o Estado do Conhecimento realizado por meio de busca de teses e dissertações no Banco Digital de Teses e Dissertações da CAPES, a partir de termos-chave e com recorte temporal dos últimos três anos (2017, 2018 e 2019), na área da Educação. De abordagem quanti-qualitativa, este estudo utilizou um questionário online, disponibilizado na plataforma Google Forms, como instrumento de coleta de dados, o qual foi disponibilizado após assinatura no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados obtidos correspondem a 49 professores que consentiram em participar da pesquisa. Para o processamento e auxílio nas análises dos dados, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais e o Software EVOC versão 2000. Os resultados dessa pesquisa indicam que os professores pesquisados possuem domínio da política educativa da instituição na qual estão inseridos e promovem experiências de melhoria de qualidade de vida de seus alunos. O núcleo central das representações sociais apresenta termos relacionados a: desenvolvimento, capacitação, conhecimento, crescimento e educação, aliadas à prática com reflexão, indicam o comprometimento desejável ao profissional docente. Sugerimos a implementação de ações formativas que possibilitem o aperfeiçoamento de atividades que aliem teoria e prática, a implantação de um espaço no qual os professores possam obter respaldo não somente na sua inserção da IES, mas também durante sua permanência como docente. É esperado que essas ações permitam a interação entre as pessoas e suas experiências individuais e profissionais, a participação em cursos organizados por áreas específicas de conhecimento e também o aperfeiçoamento de técnicas de planejamento, de ensino e de avaliação em educação superior. Esse espaço de trocas nunca foi tão necessário, como agora, em tempos de isolamento social.pt_BR
dc.subjectFormação de professores do Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Profissionalpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.titleFORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA/UNIUBE: UM ESTUDO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAISpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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