Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2772
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Faleiros, Thalita Haber | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-20T13:28:17Z | - |
dc.date.available | 2024-09-20T13:28:17Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2772 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho tratou da avaliação, por considerá-la parte imprescindível do processo de ensino-aprendizagem. A questão/problema que orientou a pesquisa foi: como as concepções sobre avaliação influenciam a prática avaliativa dos professores? Procurou-se desvelar a relação que se estabelece entre o que os professores pensam sobre a avaliação e como avaliam de fato. A relevância da pesquisa diz respeito ao fato de que os tipos de avaliação adotados e praticados revelam uma preocupação exacerbada voltada para a promoção, isto é, para as notas. O objetivo da pesquisa é analisar a maneira como as concepções de avaliação se manifestam nos instrumentos de avaliação dos professores, com a tentativa de verificar de que maneira a avaliação é realizada no contexto educacional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo no Ensino Fundamental I, em duas escolas da Região Sudeste do Brasil (uma particular e uma pública), na qual foram realizadas entrevistas com doze professoras e uma pesquisa documental com os Planos de Gestão e com instrumentos de avaliação utilizados pelos sujeitos da pesquisa. Na pesquisa bibliográfica, foram tratados os aspectos conceituais e históricos da avaliação, que são determinantes na maneira como ela é praticada hoje, bem como as implicações das políticas públicas nesse mesmo contexto. Ficou evidenciado que a concepção e a prática que baseiam a avaliação como sinônimo de prova são uma realidade nas escolas. Observou-se que a cultura da disciplina que prevalece na nossa sociedade favorece o controle social em detrimento da autonomia dos indivíduos e esses aspectos refletem diretamente no que acontece em sala de aula. A análise dos dados (das entrevistas e dos documentos) mostraram que, apesar das concepções dos sujeitos pesquisados demonstrarem conhecimento das novas teorias de avaliação, a inércia do sistema vigente se sobrepõe às suas possibilidades de incorporar essas concepções às práticas. | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Concepções de avaliação | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos de avaliação | pt_BR |
dc.title | A RELAÇÃO ENTRE AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 7 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
thalita haber faleiros com ata.pdf | 12,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.