Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2774
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Mônica Queiroz da | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-20T17:32:18Z | - |
dc.date.available | 2024-09-20T17:32:18Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2774 | - |
dc.description.abstract | As finanças estão presentes na vida das pessoas rotineiramente, seja nos ambientes escolar, doméstico ou de trabalho. O dinheiro é necessário e mesmo que não o consideremos essencial em nossas vidas, não há como deixá-lo de lado. Esta dissertação descreve e analisa a importância do conhecimento de conteúdos voltados à Educação Financeira no ensino superior por meio de revisão literária e estudo de campo, visando contribuir para a formação de jovens universitários que vivem numa sociedade capitalista com práticas de consumo exagerado e ampla facilitação do crédito. Foi realizada uma pesquisa de campo por amostragem desenvolvida junto aos alunos universitários dos cursos de Direito e Administração (ingressantes e concluintes) da UEMG - Frutal para analisar o conhecimento financeiro e como estes estudantes gerem suas finanças pessoais. Os resultados da pesquisa mostraram que boa parte dos pesquisados possuem dívidas, têm pouco conhecimento financeiro e lidam com suas finanças pessoais utilizando-se de serviços financeiros em que incidem altos juros. Os resultados permitiram também comparar o nível de conhecimento financeiro e o grau de endividamento dos cursos em foco. Neste particular constatou-se que os alunos do curso de Administração concluintes apresentaram maior conhecimento financeiro do que os alunos de igual período do curso Direito, possivelmente em decorrência de disciplinas relacionadas a essas questões existentes no curso de Administração. Com base nesses dados e no fato da educação financeira não ser oferecida na UEMG - Frutal propõe-se, ao final, a criação de alternativas para aprimorar o domínio de conteúdo de Educação Financeira pela comunidade universitária. A Educação Financeira contribui para a formação de cidadãos conscientes, capazes de tomar decisões embasadas no conhecimento financeiro e nas demandas com que lidam no dia-a-dia, para que possam ter uma vida digna e menos dependente dos humores do mercado e dos estímulos consumistas da sociedade capitalista. | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | UEMG - Frutal | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO COM ALUNOS DOS CURSOS DE DIREITO E DE ADMINISTRAÇÃO DA UEMG - FRUTAL | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 10 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MÔNICA QUEIROZ DA SILVA.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.