Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/285
Título: AVALIAÇÃO DA PORCENTAGEM DE COLÁGENO EM DENTINA CORONÁRIA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE ETNIA, GÊNERO E IDADE
Autor(es): SERAFIM SIQUEIRA, DÉBORA
SERAFIM SIQUEIRA, MIREIA
Palavras-chave: colágeno
dentina
etnia
gênero
Data do documento: 16-Dez-2017
Resumo: Na literatura são relatadas diferenças na quantidade geral de colágeno nos seres humanos. O presente estudo teve como objetivo comparar a porcentagem de colágeno na dentina coronária de 39 dentes humanos recém-extraídos entre etnias, gêneros e idade. Inicialmente, foi realizada a seleção dos indivíduos com idade entre 10 e 80 anos que tiveram os dentes extraídos por razões periodontais ou ortodônticas. Os dentes extraídos não podiam apresentar qualquer anormalidade de tamanho, qualquer diferença na uniformidade do esmalte ou dentina, ou que apresentassem fraturas, desgaste, histórias de hábitos para funcionais ou abfração, cáries ou restaurações. Após a coleta, os dentes foram armazenados individualmente em frascos estéreis contendo 10% de solução de EDTA (pH 7,3) para desmineralização. Após a desmineralização, os dentes foram desidratados e seccionados separando a coroa da raiz. Em seguida, as coroas foram processadas histologicamente e incluídas em parafina. Posteriormente, foram realizados cortes histológicos que foram aplicados em lâminas histológicas e corados por picrosirius para análise do colágeno utilizando a objetiva de 40X, um filtro polarizador e o software Axiovision. A análise estatística foi feita usando o software GraphPad Prism 5 (GraphPad, San Diego, Califórnia, EUA) e BioEstat 5.0 (BioEstat, Manaus, Brasil). Foi analisada morfometricamente a porcentagem de colágeno em dentina coronária dos 39 dentes recém-extraídos, sendo todos eles pertencentes ao grupo dos terceiros molares. Os indivíduos brancos apresentaram porcentagem de colágeno significativamente menor na coroa quando comparados aos indivíduos não brancos e o gênero masculino apresentou porcentagem de colágeno significativamente menor na coroa quando comparado ao gênero feminino. Embora não existam estudos a respeito, acreditamos que as intervenções na Odontologia Restauradora devam ser realizadas com certa distinção nesses indivíduos, já que a quantidade de colágeno presente na dentina está diretamente relacionada ao sucesso da restauração. Entretanto, estudos adicionais devem ser realizados com o intuito de compreender melhor as diferenças individuais na adesão entre materiais restauradores e a estrutura dentária.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/285
Aparece nas coleções:2017/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO DA PORCENTAGEM DE COLÁGENO EM DENTINA CORONÁRIA - UMA COMPARAÇÃO ENTRE ETNIA, GÊNERO E .pdf529,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.