Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2855
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Gláucia Signorelli de Queiroz-
dc.date.accessioned2024-11-11T16:46:40Z-
dc.date.available2024-11-11T16:46:40Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2855-
dc.description.abstractEste estudo trata da investigação do processo de formação continuada de um grupo de professoras do ensino fundamental, por meio da análise e do desenvolvimento coletivo de uma proposta de avaliação da aprendizagem escolar. Os estudos empreendidos no desenvolvimento deste trabalho baseiam-se nos pressupostos metodológicos de uma pesquisa qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação, em conformidade com o objetivo de analisar mais profundamente um aspecto da realidade escolar: a avaliação. Os dados analisados foram obtidos a partir da entrevista semi-estruturada, feita às professoras e à diretora e da observação da dinâmica de um grupo de estudos. A análise dos dados foi orientada pela perspectiva histórico-crítica, cujo ponto de partida é a prática social das professoras, problematizando-a e instrumentalizando as participantes para uma mudança na prática da avaliação, após um provável mecanismo de catarse, retornando, ao final, à prática social que não é mais a mesma do ponto de partida. Os resultados obtidos indicam que o processo de formação continuada oportunizou às docentes novas significações e novos sentidos para a prática avaliativa que exercem, pelo fato de o grupo ter potencializado suas falas, permitindo, por meio da reflexão, a produção coletiva de conhecimentos. As novas concepções e novas práticas avaliativas, mediadas pelo conhecimento historicamente produzido, baseiam-se em referenciais de uma avaliação mediadora (Hoffmann), acolhedora (Luckesi), libertadora (Vasconcellos), assistida (Linhares), reguladora (Perrenoud, Hadji, Zabala). Dessa forma, partindo do princípio de que a prática das professoras é internalizada no seu processo de formação, a pesquisa mostra a articulação entre o delineamento de alternativas, que reestruturam essa prática, e o desenvolvimento profissional das docentes. Contudo, o mecanismo da catarse na formação continuada de professores merece ser melhor investigada.pt_BR
dc.titleFORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES EM SERVIÇO: UMA ESTRATÉGIA PARA A SUPERAÇÃO DAS PRÁTICAS TRADICIONAIS DE AVALIAÇÃOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLAUCIA SIGNORELLI COMPLETO.pdf905,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.