Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Maria Celeste de Moura-
dc.date.accessioned2024-11-11T16:55:33Z-
dc.date.available2024-11-11T16:55:33Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2859-
dc.description.abstractNo contexto educacional, cidadania tem sido uma palavra-chave tanto em documentos oficiais como na fala de professores/as. Frente a este uso rotineiro e repetitivo, a questão da cidadania corre o risco de ser dada por encerrada, como algo transcendente, verdade absoluta, inerente ao ato de educar, um fim em si mesma. A proposta da pesquisa desenvolvida na dissertação Cultura, Cidadania e Diferença na Escola foi analisar a representação que os professores/as do ensino fundamental fazem da educação para a cidadania e como ela perpassa sua forma de atuar na diversidade cultural. O universo da pesquisa foi a Escola Municipal de Aplicação Lélia Guimarães (EMALG) do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ), onde leciono Didática e Metodologia do Ensino. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas feitas a 10 professores/as sobre cidadania, identidade e diferença e suas implicações na prática pedagógica. A análise qualitativa adotou uma perspectiva pós-moderna inserida na problemática saber-poder, cujos fundamentos foram buscados em Michel Foucault e nos autores dos recentes Estudos Culturais. Os resultados evidenciaram que o próprio currículo vivenciado pelos professores/as ao longo de sua formação escolar, funcionou como elemento discursivo que produz verdades sobre diversidade cultural e educação para a cidadania, definindo os papéis de alunos/as e professores/as, construindo hierarquias, produzindo identidades. O trabalho mostra a necessidade de questionamento contínuo das práticas de significação legitimadas pela escola sobre uma educação dita cidadã e vislumbra, na noção de amizade e estética da existência de Foucault, possibilidades menos restritas de se pensar as relações sociais.pt_BR
dc.titleCULTURA, CIDADANIA E DIFERENÇA NA ESCOLApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA CELESTE COMPLETO.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.