Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Vania Maria de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-11-11T17:33:27Z-
dc.date.available2024-11-11T17:33:27Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2864-
dc.description.abstractA questão da ampliação do número de horas do período escolar e da qualidade do ensino público no Brasil ainda suscita discussões no meio educacional. Esta pesquisa surgiu da necessidade que sentimos em estudar esse tema, a partir da longa e aparentemente bem sucedida experiência com 76 adolescentes, estudantes em regime de tempo integral no CIEM- Centro Integrado de Ensino Municipal. Enquanto tantos falam em fracasso escolar, pesquisamos o porquê desse aparente sucesso, pois muitas experiências educacionais acontecem sem que sejam avaliadas. Esta pesquisa objetivou levantar e estudar os fatores que possivelmente contribuem para o sucesso dessa escola. Nesse trabalho, desenvolvido com base em dados coletados em pesquisa de campo, bibliográfica e documental, constatamos que os determinantes do sucesso escolar desse ensino poderiam ser explicitados pelas práticas educativas constantes do cotidiano da escola: a formação continuada dos profissionais envolvidos no CIEM; a ênfase dada aos estudos e à tarefa de casa “assistida”; o fato do projeto ser coordenado por um Serviço de Psicologia Escolar com propósitos de “Grupos Operativos”. Pudemos perceber que esses determinantes desencadearam outros fatores aliados ao sucesso escolar dessa instituição pelas observações e depoimentos de alunos, pais e profissionais envolvidos: tanto os cursos oferecidos, quanto os projetos desenvolvidos pelos alunos de forma prazerosa podem ter contribuído para o maior sucesso escolar até então demonstrado pelos alunos do CIEM, em relação aos demais. Esperamos que este trabalho não seja apenas uma avaliação de uma experiência educacional, mas que promova reflexões que indiquem condições para um bom desempenho escolar.pt_BR
dc.titleESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: BUSCANDO EVIDÊNCIAS DE UM ENSINO DE QUALIDADEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANIA MARIA COMPLETO.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.