Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2896
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, DANILO AMÉRICO PEREIRA DA-
dc.date.accessioned2025-02-19T18:23:56Z-
dc.date.available2025-02-19T18:23:56Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2896-
dc.description.abstractO estudo analisa o RPG (Role-playing game), criado nos anos 1970, como ferramenta educacional para o ensino de História, vinculado ao Programa de Pós-graduação Profissional em Educação: Mestrado em Formação Docente para a Educação Básica da Universidade de Uberaba, no escopo da Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Docentes na Educação Básica e ao Projeto de Pesquisa “Observatório do Ensino de História e Geografia. Objetiva-se investigar o potencial do RPG para tornar o ensino de História mais significativo para alunos do 6º ano do ensino fundamental, anos finais. Situa-se no campo da abordagem metodológica qualitativa, uma investigação narrativa (Clandinin; Connelly, 2015), com observação da experiência do professor pesquisador e vivência dos participantes alunos-jogadores durante um período de consolidação do conhecimento e a culminância de uma-aula jogo com RPG, fundamentando-se teoricamente na perspectiva lúdica educacional de Huizinga (1938) e Elkonin (1978). A pesquisa focaliza o uso do RPG como recurso didático interativo e colaborativo, avaliando sua eficácia no engajamento dos alunos e na promoção de habilidades como pensamento crítico e colaboração. Os resultados evidenciaram que a integração do RPG nas aulas de História promove um aprendizado mais significativo e engajador. Constatou-se a importância da experiência do professor no desenvolvimento da pesquisa e a necessidade de um planejamento detalhado para o desenvolvimento pedagógico. Ao final, apresenta-se um produto educacional prático: um manual para professores de História utilizarem o RPG como recurso didático, por meio de exemplos passíveis de serem utilizados em sala de aula.pt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de Históriapt_BR
dc.subjectRPGpt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.titleO RPG COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PLAUSIBILIDADE E ENGAJAMENTO.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:2024

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - DANILO AMERICO PEREIRA DA SILVA.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.