Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2898
Título: O ENTRECRUZAMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM UMA TURMA DO OITAVO ANO
Autor(es): RIOS, EDMAR TIAGO
Palavras-chave: Educação Física
Matemática
Futsal
Ensino Fundamental II
Data do documento: 2024
Resumo: Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual Professora Maria do Carmo Pires Rosa, da cidade de Fronteira – MG, e buscou responder à seguinte questão: “É possível por meio de scouts gerado durante a prática de futsal nas aulas de Educação Física contribuir para o ensino e a aprendizagem de Matemática de uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental?” O objetivo foi analisar se scouts gerados durante a prática de futsal nas aulas de Educação Física contribuem para o ensino e a aprendizagem de Matemática de uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental II. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura associada ao tema de pesquisa e que inclui a Base Nacional Comum Curricular (2018) e de autores das áreas do ensino, de Matemática (Ávila, 2010; Morettin, Bussab, 2010; Cazorla et al., 2017, 2023), e de Educação Física (Bracht, 2019; Darido, 2006, 2012, 2015; Ghiraldelli Júnior, 1991; Tubino, 1987, 2010; Voser, 2001). Participaram estudantes do oitavo ano integral do Ensino Fundamental. A abordagem utilizada foi a qualitativa, na modalidade participante. Os dados resultaram da pesquisa de campo, realizada durante o ministério dos Fundamentos de futsal, sendo analisados nas aulas de Estudos Orientados consoante à triangulação dados-métodos conhecimento entrelaçado de Matemática e Educação Física. Disso emergiram os seguintes objetos de conhecimento: esportes de invasão; porcentagens; polígonos; construção de figuras semelhantes; escala; a circunferência como lugar geométrico; cálculo de porcentagens e de acréscimos e decréscimos simples; fases do método estatístico e medidas de tendência central e de dispersão. O entrecruzamento da Educação Física com a Matemática aconteceu de forma natural, tanto durante as aulas de Educação Física, quanto nas aulas de Estudos Orientados, em que foram usados os dados obtidos do Futsal para trabalhar os conceitos matemáticos. Os alunos relataram no diário de bordo e nas rodas de conversa que trabalhar com dados reais é mais interessante. Diante das observações realizadas, percebeu-se um maior engajamento e interesse dos alunos nas atividades propostas; que a prática foi exitosa, que compreenderam como resolver as questões. A partir dos resultados da pesquisa, foi produzido um e-book com o título de “Matemática e Futsal: Conexões em Movimento”, que poderá auxiliar outros professores que se interessarem pelo assunto.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2898
Aparece nas coleções:2024

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Edmar Tiago Rios (1).pdf4,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.