Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, ELIANE ALVES-
dc.date.accessioned2025-02-19T18:34:04Z-
dc.date.available2025-02-19T18:34:04Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2899-
dc.description.abstractEste estudo enfoca a formação continuada de professores sob o ponto de vista das Tecnologias Digitais (TDs) desenvolvida no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação: Formação Docente da Universidade de Uberaba (PPGPE/UNIUBE), vinculado à linha de pesquisa “Práticas Docentes na Educação Básica”. Está vinculada ao projeto de pesquisa “Um estudo sobre os processos educativos e formativos de/com professoras do Ensino fundamental/anos iniciais”, com auxílio financeiro do Projeto Trilhas do Futuro – Educadores, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). O objetivo foi investigar e compreender como um curso de formação continuada oferecido aos professores dos anos iniciais de uma Escola Estadual (EE) pode contribuir para a constituição de conhecimentos integrados às TDs atinentes à utilização de tais tecnologias em sala de aula. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de campo na EE Cônego Getúlio, localizada no município de Patos de Minas, Minas Gerais (MG), Brasil. Para a constituição do referencial teórico, realizou-se um levantamento bibliográfico e documental baseado em Kenski (2003, 2012) e Bacich e Moran (2018). A produção de dados foi efetuada por meio de investigação de campo, com o envolvimento de professoras inscritas no curso, cujos encontros aconteceram de forma presencial de carga horária total com 30 horas, das quais 20h ocorreram de modo presencial e 10h, não presencial, O referencial teórico aborda a formação de professores para a integração de TD ao currículo escolar, com base em Almeida e Valente (2012). Ao discutir o conhecimento de professores para essa integração, a análise se fundamentou em Mishra e Koehler (2006) e Richit (2015), em que os dados foram registrados por meio de rodas de conversa, notas de campo da pesquisadora e diários de bordo das cursistas. Gerou-se a análise por meio de triangulação, com a integração de diferentes fontes de registro, com a fundamentação teórica, o desenvolvimento e a constituição de Conhecimentos. Os resultados apontam que, a partir da participação no curso, as professoras alcançaram, mesmo que de maneira inicial, a intersecção das três dimensões do conhecimento – conteúdo, pedagógico e tecnológico (Technological Pedagogical Content Knowledge – TPACK). Como produto educacional, elaborou-se a proposta formativa “Tecnologia e ensino na formação de professores”.pt_BR
dc.subjectConhecimentospt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectConhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK)pt_BR
dc.titleA CONSTITUIÇÃO DE CONHECIMENTOS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS DE UM GRUPO DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:2024

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - ELIANE ALVES SILVA.pdf4,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.