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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2902
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | COSTA, FRANCISLEINE MORAIS | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T18:58:26Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19T18:58:26Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2902 | - |
dc.description.abstract | A inserção dos sujeitos sociais na sociedade exige formação, pois estes não nascem prontos. Quanto mais a sociedade produz conhecimentos mais complexa e exigente fica tal formação. A Educação Básica é de frequência obrigatória e, portanto, o melhor período para formar os sujeitos sociais. A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Mestrado Profissional da Universidade de Uberaba junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Educação e as Transformações Sociais Globais e tem como tema analisar a Educação Básica na determinação da formação profissional dos jovens da classe trabalhadora. Neste sentido, o estudo teve como objetivo analisar a possível influência da Educação Básica na decisão formativa e profissional dos estudantes, considerando a flexibilização do Ensino Médio. Para tanto, o estudo exploratório, descritivo e explicativo de abordagem qualitativa foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográfica, como forma de levantar argumentos de autores como Fagiani, Saviani, Frigotto, Ramos, Ciavata, Previtali, Antunes, entre outros, que problematizam a formação do jovem trabalhador com destaque as categorias Trabalho e Educação, e documental, com busca, sistematização e discussão de dados públicos pertinentes ao tema produzindo material voltado para a conscientização tanto dos professores quanto dos estudantes referente ao tema. Ao refletir acerca dos processos educativos e formação para a vida e o mundo do trabalho no Brasil, deve-se também considerar a posição deste no contexto global, como uma economia secundária dependente do sistema capitalista mundial. Portanto, é imprescindível pensar e discutir os possíveis rumos que a formação do jovem trabalhador na Educação Básica deve tomar no Brasil, principalmente no que se refere ao tipo de trabalhador se objetiva formar neste caso, abordando também a Educação Profissional. Como produto, demonstramos a Importância da Escolaridade de Nível Superior: Um Guia para Alunos do Ensino Fundamental II, sendo que distribuiremos o folder com o objetivo de conscientizar os alunos. | pt_BR |
dc.subject | educação básica | pt_BR |
dc.subject | flexibilização | pt_BR |
dc.subject | Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | trabalho | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO LIMITADA E PRECOCE DA CLASSE TRABALHADORA NO SÉCULO XXI | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação - Francisleine Morais Costa.pdf | 2,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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