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dc.contributor.authorMENDES, GIRARDE ALEIXO GONÇALVES-
dc.date.accessioned2025-02-19T19:10:57Z-
dc.date.available2025-02-19T19:10:57Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2903-
dc.description.abstractEsta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação da Universidade de Uberaba e vinculada à linha de pesquisa "Educação Básica: Fundamentos e Planejamentos" e ao Grupo de Pesquisa "Trabalho, Educação e as Transformações Sociais Globais", explora os "Desafios da Inspeção Escolar na Dimensão Pedagógica" na rede estadual de ensino da Superintendência Regional de Montes Claros. Partindo da trajetória profissional do autor e de suas inquietações enquanto professor na rede estadual, o estudo se aprofunda nas funções dos Inspetores Escolares (IEs), cuja atuação é vital para a gestão e organização das escolas. A pesquisa tem como objetivo principal analisar as ações ligadas à organização do trabalho na gestão do serviço de inspeção escolar na prática e na regulação das políticas educacionais de maneira a contemplar a dimensão do trabalho pedagógico. Além disso, reflete sobre o impacto das políticas educacionais recentes nas práticas pedagógicas e procura desenvolver um perfil renovado para os inspetores, que muitas vezes são vistos apenas como fiscalizadores. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, baseando-se na pesquisa bibliográfica e documental. A análise dos dados foi conduzida com base na legislação vigente e em referenciais teóricos que desempenharam um papel crucial na fundamentação do estudo. Entre os principais autores citados estão Lück, Gil, Gadotti, Saviani, Frigotto e Ciavatta, Botelho, Augusto, Pereira, Carvalho, Martins, Souza, Melo, Téllez, Weber, Chiavenato, Rodrigues e Secchi. Estes autores foram essenciais para a construção do referencial teórico, abordando temas relacionados à administração educacional, pedagogia crítica, relações entre trabalho e educação, organização e gestão escolar, e políticas públicas. A dissertação oferece uma análise aprofundada dos desafios e das práticas na inspeção escolar, visando contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes e alinhadas às necessidades contemporâneas da educação na rede estadual de ensino. O problema central da pesquisa foca na melhoria das interações e da qualidade das relações no sistema escolar para reforçar o papel pedagógico do inspetor e a eficácia da gestão escolar. O estudo também destaca a necessidade de equilibrar as tarefas administrativas e pedagógicas do Inspetor Escolar, sublinhando a importância da dimensão pedagógica em uma gestão participativa para melhorar a qualidade do ensino. Finalmente, o estudo aborda as questões práticas que impactam o desempenho sistemático das atribuições do Inspetor Escolar, examinando as demandas de trabalho e como essas podem comprometer a eficácia das intervenções pedagógicas nas escolas. Como produto, foi desenvolvido o Plano de Ação Educacional (PAE) com foco nos Termos de Visita do Inspetor Escolar.pt_BR
dc.subjectInspeção Escolarpt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectPolíticas Educacionaispt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.titleDESAFIOS DA INSPEÇÃO ESCOLAR NA DIMENSÃO PEDAGÓGICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MONTES CLAROSpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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