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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2904
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | CARVALHO, HEITOR HUMBERTO DO NASCIMENTO | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T19:13:43Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19T19:13:43Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2904 | - |
dc.description.abstract | Este estudo caracteriza e contextualiza o processo de abandono da carreira docente em Minas Gerais, com foco na existência de docentes autorizados a lecionar sem a devida formação acadêmica exigida por força da legislação atinente, no período compreendido entre os anos 2015/2023. Vincula-se ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação PPGPE - Mestrado Profissional em Formação Docente para Educação Básica da Universidade de Uberaba (UNIUBE), na linha de pesquisa Educação Básica: fundamentos e planejamento. O projeto conta com o apoio do Projeto Trilhas de Futuro – Educadores da SEE/MG e está associado ao Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas - FORDAPP/UNIUBE. A pesquisa se justifica pela escassez de estudos sobre a desprofissionalização docente em Minas Gerais, especialmente na rede pública estadual de ensino, e pela relevância do tema em debate público, com posições antagônicas. O objetivo geral é identificar e analisar indícios de profissionalização e/ou desprofissionalização docente nas políticas regulatórias da carreira do magistério básico da SEE-MG. A pesquisa, de abordagem qualitativa, tem foco na compreensão e interpretação dos fenômenos sociais, culturais e humanos por meio de pesquisa documental. Além da literatura referente ao tema foram consultados documentos como: leis estaduais de Minas Gerais, normas, memorandos, planos de gestão, dentre outros documentos atinentes ao tema de pesquisa. O referencial teórico se baseia em autores como Barroso (2005), Bueno (2023), Chauí (2018, 2019), Dias (2014), para a definição das políticas educacionais, e Cellard (2008), Le Goff (1996), Severino (2014), Bardin (1977) para a análise de documentos. A análise de conteúdo dos documentos evidencia que o estado mineiro não possui plano de longo prazo para assegurar a permanência de seus profissionais, estando diretamente influenciado por políticas neoliberais que direcionam o exercício profissional dos docentes e todo o sistema educacional de Minas Gerais. Este processo gera consequências para a sociedade e para a conquista da democracia, visto que, como demonstrado pela pesquisa, a desprofissionalização docente suscita o descompasso e a perturbação na identidade profissional dos professores. Como produto decorrente desta pesquisa, produziu-se uma Carta de Princípios voltada àqueles que devemos contribuir para a valorização do magistério por meio de políticas públicas estaduais. | pt_BR |
dc.subject | Desprofissionalização | pt_BR |
dc.subject | Abandono Docente | pt_BR |
dc.subject | Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Secretaria de Estado de Educação Minas Gerais | pt_BR |
dc.title | DESPROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: O ABANDONO DO MAGISTÉRIO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DE MINAS GERAIS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação - Heitor Humberto do Nascimento Carvalho.pdf | 3,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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