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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2907
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nogueira, Juliana Aurora | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T19:30:24Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19T19:30:24Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2907 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido um tema bastante estudado enquanto ao seu diagnóstico e tratamentos para melhorar principalmente as questões de interações sociais. Tendo em vista que o ambiente escolar após a família é o ambiente de socialização primária e secundária segundo Emile Durkheim a que todos estarão expostos, o estudo no contexto deste se torna primordial. Nessa perspectiva o Profissional de Apoio Escolar desempenha um papel fundamental no atendimento de estudantes com TEA dentro do ambiente escolar. Ressaltando que o objetivo do Apoio Escolar é fornecer suporte para que o estudante com TEA possa participar plenamente das atividades escolares e sociais, garantindo que ele receba a atenção necessária para suas necessidades educacionais especiais. Sendo assim, o presente trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação da Universidade de Uberaba no curso de Mestrado Profissional, vinculada à linha de pesquisa Educação Básica: Fundamentos e Planejamentos e ao Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e as Transformações Sociais Globais. Teve como objetivo analisar as principais contribuições e os impactos do trabalho desse Profissional de Apoio Escolar na inclusão de estudantes com TEA produzindo conhecimento e um manual de apoio para familiares e profissionais da educação. O desenvolvimento da pesquisa é baseado na metodologia dialética e tem caráter bibliográfico, documental, exploratório, descritivo e explicativo com abordagem qualitativa, mas também quantitativa. Para contextualizar a escrita foi necessário apoiarmos na base teórica proporcionada por pesquisadores da área, como por exemplo: Antônio Joaquim Severino, Dermeval Saviani, Maria Teresa Eglér Mantoan, Luciana Brites e Clay Brites, entre outros especialista da área da educação e especialmente da inclusão. Além de discutir a legislação vigente buscamos sistematizar dados pertinentes ao objeto de pesquisa publicados em sites oficiais do governo e das escolas de Educação Básica. O intuito é ter um panorama do profissional de apoio que acompanha especificamente os estudantes TEA e o seu papel dentro de sala na cidade de Uberlândia, MG. Conclui-se que há um grande público a ser atendido na cidade de Uberlândia no contexto da educação de estudantes autistas. No entanto, devido à falta de dados precisos, não foi possível determinar quantitativamente esse público. Mesmo assim, é evidente que há um vasto campo a ser explorado, tanto em relação ao público atendido quanto aos responsáveis por esse atendimento. A necessidade de valorização, formação e conscientização é urgente para melhorar o suporte e a inclusão desses estudantes. Como produto desta pesquisa, foi desenvolvido um livreto intitulado Manual de Sobrevivência de uma Autista na Escola. Este material, direcionado a familiares e profissionais da educação, oferece dicas práticas sobre como conviver, ajudar e apoiar no processo de escolarização, promovendo uma parceria eficaz entre a família e a escola. Este livreto visa contribuir para o desenvolvimento de estratégias colaborativas, fortalecendo o trabalho mútuo em prol da inclusão e do progresso educacional dos estudantes autistas. | pt_BR |
dc.subject | TEA | pt_BR |
dc.subject | Apoio Escolar | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | O PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR E O ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO DE CASO EM UBERLÂNDIA (MG) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação - Juliana Aurora Nogueira.pdf | 7,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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