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Título: A MÚSICA COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE UBERLÂNDIA - MG
Autor(es): SANTOS, KARINA BARBOSA DOS
Palavras-chave: Educação Física Escolar
Música
Integração Curricular
Sequência Didática
Data do documento: 2024
Resumo: O presente estudo aborda a importância da integração da música como recurso metodológico, nas aulas de Educação Física, em uma escola pública da cidade de Uberlândia (MG). Essa investigação faz parte da linha de pesquisa Educação Básica: Fundamentos e Planejamento do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação – PPGPE, Mestrado Profissional em Formação Docente para Educação Básica da Universidade de Uberaba – Uniube, vinculada ao Governo do Estado de Minas Gerais, no âmbito do Projeto Trilhas de Futuro Educadores. O objetivo geral é explorar as possibilidades de integração da música, no ensino de Educação Física Escolar, para melhorar a motivação no processo de ensino-aprendizagem, desenvolver a sensibilidade musical e motora dos alunos e promover uma educação antirracista. Trata-se de uma pesquisa que envolve análise bibliográfica, documental e estudo de caso, ancorada na abordagem da pesquisa qualitativa. As fontes de estudo incluem a plataforma Scientific Electronic Library Online (SciElo), Portal de Periódicos da Capes e Google Acadêmico. A coleta de dados foi realizada por meio de observações, na escola estudada, anotações nos arquivos da pesquisadora, leituras de livros, de artigos científicos, de teses e de dissertações, além do estudo do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. O referencial teórico se apoia em Braga; De Oliveira (2009), que investigaram a visão dos professores de Educação Física, a respeito da utilização da música, como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de Educação Física, em ambiente escolar; Carneiro (2019), que refletiu sobre as possibilidades de integração entre a Educação Física e a música; e Camargo (2020), que discutiu a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e levantou leis e documentos atualizados, necessários para a compreensão e a aplicação do documento principal em estudo. A pesquisa evidenciou que a diversificação dos conteúdos e a inclusão de práticas culturais variadas podem enriquecer, significativamente, a experiência educacional dos alunos, promovendo, não apenas o desenvolvimento físico, mas também a consciência cultural, social e emocional. Como produto desse trabalho foi criada uma Sequência Didática e Instrucional, com o intuito de auxiliar os professores de Educação Física a utilizarem músicas, em suas aulas, no ambiente escolar, de modo a promover a ampliação da experimentação corporal e cultural dos alunos
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2911
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