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Título: INCLUSÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SUPERINTÊNDENCIA REGIONAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA
Autor(es): ALMEIDA, LARA BARCELOS
Palavras-chave: Inclusão
Pessoas com deficiência
Prática – pedagógica
Formação continuada
Data do documento: 2024
Resumo: Essa pesquisa objetivou buscar, compreender, identificar e analisar os fundamentos históricos, científicos e legais, que orientam o trabalho de professores e professoras em suas práticas pedagógicas para inclusão, com a permanência dos alunos e alunas, nas escolas públicas estaduais de Minas Gerais, após a matrícula das pessoas com deficiência, em escolas regulares no Ensino Fundamental 1, Anos Iniciais, no município de Uberlândia e garantir o direito inalienável de todos a terem acesso à educação, na modalidade regular de ensino. Assim, tivemos como meta dessa pesquisa identificar: o conceito de inclusão; que caracteriza a concepção histórica da educação especial e as políticas públicas no Brasil; e quais os programas de formação são ofertados aos professores. Com essas questões de estudo, buscaremos compreender, como ocorre o processo de inclusão. na Educação Básica no Estado de Minas Gerais, na cidade de Uberlândia e quais dificuldades ocorrem, durante a prática pedagógica e propor intervenções, as quais possam auxiliar os docentes, para ações e reflexões sobre a inclusão. Para a construção do projeto utilizamos a abordagem qualitativa e documental, fundamentada em análise crítica de teóricos e autores da educação especial, como Mantoan (2015), na organização curricular e no trabalho pedagógico, com o objetivo de uma restruturação, que possibilite eliminar diversos fatores de exclusão escolar. Foi realizado um levamento de dados, no Banco de Teses Catálogo de Teses & Dissertações, da Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses (BDBDT) e, a partir das análises e pesquisas, que detectamos informações relevantes, sobre o estudo, documentos oficiais, legislações, decretos, resoluções, diretrizes do Ministério da Educação e da Cultura (MEC) e da Rede Estadual de Ensino. Observamos que a formação inicial dos docentes não desenvolveu, satisfatoriamente, os conhecimentos teóricos e as práticas pedagógicas, para lidar com a proposta de inclusão de diversidade dos alunos/as matriculados nas instituições de ensino da Rede Estadual, o que nos trouxe como objetivo uma proposta de formação continuada. Logo, foi elaborado um produto, que propõe ideias de formação e prática pedagógica aos professores e que auxilia a inclusão, no processo ensino aprendizagem, dos educandos da educação especial.
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