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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2915
Título: | EDUCAÇÃO POPULAR E A REDE COOPERATIVA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA (RECEPE): PRODUÇÃO DE MEMORIAL DE EXPERIÊNCIAS COMO PRÁTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA CIDADE DE UBERLÂNDIA/MG |
Autor(es): | MACHADO, LÁSARA MARCELLE DUTRA |
Palavras-chave: | RECEPE Educação Popular Formação de Professores |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como tema a formação continuada docente fundamentada na perspectiva da Educação Popular, desenvolvida por meio de um trabalho colaborativo estabelecido na Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão nas Escolas de Educação Básica (RECEPE). Vincula-se ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) - Mestrado Profissional em Formação Docente para Educação Básica, na linha de pesquisa Educação Básica: fundamentos e planejamento da Universidade de Uberaba (UNIUBE) e está associada ao Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP). Trata-se de um trabalho desenvolvido com apoio do Projeto Trilhas de Futuro – Educadores, da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE/MG). O objetivo geral é analisar o fenômeno da RECEPE em sua constituição e sua atuação na pesquisa em rede como instrumento de formação continuada de professores com vistas à formação de uma educação pública com compromisso de respeitar e valorizar os saberes dos educadores e educandos/as, tendo como princípios a ética e a solidariedade. O estudo assume caráter qualitativo, pautada nos estudos de Creswell (2007) e Sampieri et al. (2013) para explorar e descrever o fenômeno em questão. Realizou-se um debate teórico sobre o estado do conhecimento das atuais produções na área, permeado por documentos que constituem o corpus da pesquisa. Discutiram-se as políticas públicas da formação continuada vigentes, com base em autores como Souza (2007), Barroso (2005), Andrade (2019) e Dourado (2013), contextualizados com os pressupostos que salientam e valorizam a formação continuada como espaço de produção de conhecimento, com fundamento em Candau (1997), Mizukami (2010) e Souza e Novais (2021). Nas reflexões permeiam os pressupostos da Educação Popular, tendo como princípios a participação ativa dos/as envolvidos/as no processo educativo, o diálogo, a comunicação e a valorização das culturas existentes e que consideram o universo escolar, motivados em autores como Freire (1996, 2013), Brandão (2002, 2006), Esteban (2007) e Mészáros (2008). A partir dos resultados da pesquisa, foi possível desenvolver um segundo produto, além deste relatório, no formato de oficinas formativas, representado pelo e-book intitulado “Memorial Formativo: O Memorial de Experiências como Instrumento Formativo de Professores e Professoras” que consiste em um material formativo, e de apoio, para contribuir na efetivação do protagonismo docente, e da escola, como produtores de conhecimento, reconhecendo o valor dos saberes e práticas dos professores e professoras, tendo como perspectiva os princípios da Educação Popular. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2915 |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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