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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2917
Título: | O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DA METODOLOGIA DE PROJETOS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL “FAGUNDES VARELA” DA CIDADE DE BRAÚNAS, MINAS GERAIS |
Autor(es): | CARVALHO, LÍVIA |
Palavras-chave: | Ensino gêneros textuais práticas pedagógicas metodologia de projetos |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | A presente pesquisa terá, como uma das motivações principais, a busca por meios eficazes para o trabalho com gêneros textuais em sala de aula. Este trabalho foi desenvolvido no contexto do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Uberaba – UNIUBE, na Linha de Pesquisa: Educação Básica: Fundamentos e Planejamento. A presente dissertação, intitulada "O Ensino do Gênero Textual nas Aulas de Língua Portuguesa por Meio da Metodologia de Projetos no 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual 'Fagundes Varela' da Cidade de Braúnas, Minas Gerais" tem como objetivo geral analisar como se dão as práticas de leitura e compreensão dos gêneros textuais dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Braúnas, Minas Gerais, com o intuito de verificar a prática pedagógica denominada metodologia de projetos como uma proposta de intervenção para o letramento dos sujeitos. Para alcançar o objetivo primordial deste trabalho, delineou-se os seguintes objetivos específicos: descrever a convivência dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental com as práticas de leitura e a compreensão de gêneros textuais; mapear as práticas docentes voltadas para o ensino dos gêneros textuais; verificar a disposição de professores a utilizarem a metodologia de projetos para o ensino dos gêneros textuais e elaborar dialogicamente uma unidade didática sobre o gênero textual “artigo de opinião” para ser trabalhada no 9º ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de natureza qualitativa, combinando pesquisa bibliográfica e coleta de dados empíricos. Foram utilizados questionários semiestruturados para obter informações detalhadas dos participantes, além de observações de oito aulas de Língua Portuguesa para analisar a aplicação prática das estratégias de ensino. Além disso, foram realizadas rodas de conversa, permitindo uma discussão aprofundada com os educadores sobre suas experiências e desafios. Tomaremos como apoio teórico os estudos de Kleiman (2004), Soares (2004), Marcuschi (2005), Bakhtin (2007), Sousa e Rutiquewiski (2020), dentre outros. O produto final desta pesquisa consiste em uma unidade didática centrada no gênero textual "artigo de opinião". A construção dessa unidade didática foi realizada de forma colaborativa, com a participação ativa de cinco professores que reconheceram a importância desse gênero para o ensino no nono ano. Adicionalmente, o estudo identificou a necessidade de formação continuada para os professores de Língua Portuguesa, visando aprimorar o ensino dos gêneros textuais de maneira dinâmica, eficaz e colaborativa. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2917 |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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