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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2918
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | LEITE, MAGNO DE ALCÂNTARA | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T20:11:01Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19T20:11:01Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2918 | - |
dc.description.abstract | Uma educação infantil inclusiva de qualidade, além de respaldo legal, requer a formação adequada dos profissionais para implementação das políticas educacionais inclusivas e acesso as tecnologias assistivas. O tema desta dissertação é “Utilização do Soroban em uma perspectiva inclusiva na formação de professores que ensinam Matemática”, vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica, na linha de pesquisa da Educação, desenvolvido com o apoio da SEE/MG, no contexto do Projeto de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional dos Servidores da Educação do Estado de Minas Gerais, Trilhas de Futuro- Educadores. O presente trabalho teve por objetivo “Elaborar e implementar o curso de formação continuada "O Soroban como Possibilidade para Ensinar e Aprender Matemática no Ensino Fundamental I - Metodologia: Menor Valor Relativo" voltado aos professores que ensinam Matemática na Rede Municipal de Educação de Araguari, buscando investigar e compreender a constituição de saberes desse grupo no processo de ensino e aprendizagem das quatro operações básicas, dentro de uma perspectiva de Educação Inclusiva, utilizando o Soroban como instrumento pedagógico”. Esta pesquisa teve como questão norteadora: “Como os professores podem constituir saberes ao participarem de um curso de formação continuada sobre as possibilidades do Soroban para ensinar e aprender Matemática no Ensino Fundamental I na perspectiva da Educação Inclusiva?”. Essa pesquisa se deu em caráter qualitativo, adotando a abordagem pesquisa de campo, fundamentada na perspectiva da teoria crítica e prática. Os dados aqui analisados foram obtidos através da realização de um curso de extensão de formação continuada, os quais foram triangulados e transcritos. Recorremos ao diálogo com Tardif (2014) e Nóvoa (2023) sobre a constituição dos saberes de formação de professores, além de Fernandes et al (2006) e Oliveira et al. (2016) para a compreensão da metodologia do Pré-Soroban e do Soroban. A pesquisa resultou na formação continuada de vinte e cinco professores que ensinam Matemática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Educação de Araguari, sob a perspectiva da Educação Inclusiva. Houve reflexões significativas sobre a utilização dos termos "junta", "vai um", "pede emprestado" e "abaixa o", aplicados aos algoritmos da adição, subtração, multiplicação e divisão, bem como a associação de outros instrumentos pedagógicos ao Soroban para a compreensão do conceito de Número. Além disso, a pesquisa culminou na fabricação, por meio da impressão 3D, de um Soroban adaptado como tecnologia assistiva, denominado Soroban Leite-Paranhos, cujos resultados da pesquisa foram compilados no livro "Sala de Aula com Soroban: Do Projeto 3D às Operações Matemáticas". | pt_BR |
dc.subject | Soroban | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Saberes Docentes | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.title | UTILIZAÇÃO DO SOROBAN EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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