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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2922
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | DIANIN, MARIA TEREZINHA DE OLIVEIRA | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T20:43:20Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19T20:43:20Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2922 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba no curso de Mestrado Profissional e vinculada à linha de pesquisa Educação Básica: Fundamentos e Planejamentos e ao Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e as Transformações Sociais Globais teve como temática o Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI em uma escola no interior de Minas Gerais. A pesquisa apresentou como objetivo geral investigar e analisar os desafios e possibilidades relacionados à implementação do EMTI nas escolas públicas estaduais de Minas Gerais. Os objetivos específicos foram: descrever o contexto histórico econômico do Ensino Médio no Brasil frente às políticas neoliberais; analisar a implementação do EMTI nas escolas públicas estaduais de Minas Gerais, no contexto das políticas públicas e práticas adotadas; investigar as principais causas da evasão ou baixa adesão dos estudantes ao EMTI, no contexto educacional da Escola Estadual Clara Chaves e criar uma oficina de atualização profissional para os gestores de escolas que ofertam o EMTI. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Conclui-se que as maiores dificuldades enfrentadas no processo de implementação do programa e adesão dos alunos e docentes no processo de implementação do EMTI na EE Clara Chaves consistem na alta rotatividade dos servidores, nas formações continuadas que são oferecidas na modalidade de Educação à Distância, nas condições socioeconômicas das famílias dos estudantes e na falta de perspectiva destes em relação ao programa e ao seu futuro profissional. Como produto, é desenvolvido uma oficina denominada de Integração Curricular para Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, voltada para a equipe pedagógica (coordenadores, orientadores) e docentes de todas as disciplinas do EMTI. | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | EMT | pt_BR |
dc.subject | Escola Pública | pt_BR |
dc.subject | Minas Gerais | pt_BR |
dc.subject | Permanência | pt_BR |
dc.title | ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE MINAS GERAIS: desafios e possibilidades de permanência do aluno nessa modalidade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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Dissertacao - Maria Terezinha de Oliveira Dianin.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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