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Título: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DAS ATIVIDADES DE VIDA AUTÔNOMA (AVA) NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
Autor(es): OLIVEIRA, MARIO DONIZETE RODRIGUES DE
Palavras-chave: Educação Especial e Inclusiva
Ensino de Matemática
Atividade de Vida Autônoma
Data do documento: 2024
Resumo: A dissertação aqui apresentada foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação: Mestrado e Doutorado da Universidade de Uberaba, para a obtenção do título de Mestre em Educação, na linha de pesquisa Práticas Docentes para Educação Básica. Contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEEMG, no âmbito do Projeto de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional dos servidores da SEEMG, Trilhas de Futuro - Educadores, nos termos da Resolução SEE Nº 4.707, de 17 de fevereiro de 2022. Desde a infância até a vida adulta, as pessoas lidam com Matemática em diversas situações com diversos propósitos. Na escola não deve ser diferente, é preciso, pois, explorar situações que partem de problematizações do cotidiano dos alunos, como, por exemplo, as Atividades de Vida Autônoma. Este estudo tem como objetivo geral “investigar quais ações pedagógicas podem ser desenvolvidas para ensino de Matemática com alunos com deficiência que contemplem Atividade de Vida Autônoma (AVA)”. Para compor o referencial teórico da pesquisa, contamos com os pesquisadores, na Educação Matemática, Campos (2016, 2017), D’Ambrosio (1989, 1996), Lopes (2003), Lorenzato (2011), Rosa (2017), Vilas Boas (2020), na Educação Especial e Inclusiva, Carvalho (2007), Dechichi (2008), Januzzi (2017), Mazzotta (1996), Orrú (2017), na AVA, Arruda (2006), Francisco (2015), Frederico (2006), Triñanes (2014). Foi realizada na Escola Estadual de Educação Especial Risoleta Neves, na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais, com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental II, para entender a problemática “é possível desenvolver ações pedagógicas que contemplem diferenças múltiplas e diversificadas, como um processo tridimensional (objetivos, métodos e conteúdos), visando desenvolver a Matemática na perspectiva de Atividades de Vida Autônoma para alunos com deficiência?”. Realizamos uma pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa de campo. Dividimos a mesma em quatro etapas: estudo bibliográfico; Elaboração e construção das tarefas e dos materiais pedagógicos; Produção de dados/ Desenvolvimento dos Contextos de Investigação; Análise dos dados. O pesquisador teve duplo papel: desenvolver as tarefas Matemáticas mediando o processo de ensino e de aprendizagem com os alunos e simultaneamente observar o processo de constituição dos saberes. Como resultados da pesquisa, fizemos a construção de três contextos de investigação, quais sejam: Higiene Oral; Alimentação na escola e visita ao supermercado: a matemática no supermercado; compreendendo as variações de temperatura no dia a dia. O produto educacional está apresentado na forma de um E-Book intitulado: Conexões entre a Matemática e as Atividades de Vida Autônoma (AVA): Possibilidades para a Educação Especial e Inclusiva, e contém orientações para construção dos materiais pedagógicos e para o desenvolvimento das respectivas tarefas.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2923
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