Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2924
Título: A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA NA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS ADOTADA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL GENERAL CARNEIRO, NA CIDADE DE SABARÁ, MINAS GERAIS (2018-2020)
Autor(es): INDELICATO, MICHELINE REZENDE DE OLIVEIRA PELLEGRINI
Palavras-chave: Contextualização
Ensino de História
Livros Didáticos
Ensino Médio
Data do documento: 2024
Resumo: Esta pesquisa, com enfoque qualitativo, tem como tema: “A Contextualização do Ensino de História na Coleção de Livros Didáticos adotada no Ensino Médio na Escola Estadual General Carneiro, na cidade de Sabará, Minas Gerais (2018-2020)”. O referido projeto é vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica, por meio da linha de pesquisa Práticas Docentes para a Educação Básica; e ao Grupo de Pesquisa em Formação Docente Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas / Projeto Guarda Chuva, intitulado Pesquisa, Formação e Intervenção na Educação: Estudos em Contextos Educativos Escolares e Não Escolares. O objetivo geral é o de verificar e analisar a presença do ensino contextualizado na coleção dos livros didáticos de História adotada no ensino médio na E. E. General Carneiro, em Sabará-MG, no período de 2018 a 2020. Como objetivos específicos: identificar e comparar os diferentes métodos de ensino e seus vínculos com a perspectiva de ensino contextualizado; definir contextualização e as tendências pedagógicas vinculadas à perspectiva de ensino contextualizado; identificar e analisar a concepção de ensino contextualizado adotado no livro didático da E. E. General Carneiro. Para alcançar tais objetivos, foram desenvolvidas revisão bibliográfica e pesquisa documental (Cellard, 2012). O corpus da pesquisa documental foi constituído pela coleção de livros didáticos de História do Ensino Médio adotada na E. E. General Carneiro, no período de 2018 a 2020. O processo investigativo foi ancorado, especialmente, nas obras de Bittencourt (2009), Brandão (2013), Freire (1987, 1989, 1993 e 2011), Cellard (2012), Saviani (1984), além da LDB (Brasil, 1996) e do PNLD (Brasil, 2018b). De acordo com os resultados da pesquisa, embora diferentes abordagens pedagógicas, como os Métodos Tradicional, Intuitivo e Ativo, tenham tido impacto no cenário educacional brasileiro, apenas o Método Ativo incorpora a contextualização. Assim como aconteceu com os métodos de ensino, nas tendências pedagógicas analisadas nesta Dissertação, identificou-se a contextualização do ensino apenas na Tendência Progressista Libertadora. Os resultados da análise dos livros didáticos evidenciaram-se que a contextualização não está presente na abordagem de todos os temas da coleção do livro didático do Ensino Médio. No livro utilizado no 1º ano, dos 14 capítulos, 03 não apresentam a contextualização. Na coleção do 2º ano, dos 14 capítulos, 02 não incluem a contextualização. Por fim, na coleção do 3º ano, que possui 13 capítulos, 02 também não contemplam a contextualização. Os conteúdos que adotam a contextualização nos livros didáticos não apresentam as informações de maneira isolada ou abstrata; conectam conhecimentos históricos do passado a conceitos do presente. Todavia, essa compreensão não abarca todos os aspectos da definição de contextualização, adotada na referida pesquisa. Essa definição contempla o diálogo com os conhecimentos históricos do passado que deram origem aos fatos históricos atuais e sob a ótica de quem são os sujeitos históricos, presentes, ausentes ou presentes e desqualificados nas narrativas dos referidos conhecimentos históricos e a inclusão de outras histórias silenciadas, incluindo saberes e contextos das experiências dos oprimidos. Foi desenvolvido como parte integrante da minha Dissertação um blog Explorando Caminhos – Uma Jornada Acadêmica, https://contexto2024.blogspot.com/.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2924
Aparece nas coleções:2024

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - MICHELINE REZENDE DE OLIVEIRA PELLEGRINI INDELICATO.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.